Estudantes do Núcleo de Altas Habilidades da Prefeitura participam de oficina de robótica no Iema

Um total de 26 alunos do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS), da Prefeitura de… [ ]

5 de maio de 2018

Um total de 26 alunos do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS), da Prefeitura de São Luís, iniciou, na manhã desta sexta-feira (4), oficina de aperfeiçoamento na área de robótica no laboratório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Governo do Estado, via Iema que visa oferecer, durante o ano letivo, atividades de enriquecimento curricular para desenvolver as habilidades dos estudantes municipais.

“A parceria vem para aprofundar os conhecimentos dos estudantes com finalidade de assegurar a inclusão escolar e a permanência de todos com igualdade de oportunidades, participação e aprendizagem na escola”, disse o titular da Semed, Moacir Feitosa.

A coordenadora do NEECAHS, Sandreliza Mota, frisa que a parceria potencializará os conhecimentos das crianças. “É um avanço para as nossas crianças que vão enriquecer e potencializar mais ainda a área de interesse deles, de lógica e matemática. Os estudantes têm boa memória e facilidade para área”. No Núcleo, os estudantes recebem atendimentos individuais ou em grupos, de acordo com a especificidade, habilidade, potencialidade e área de interesse da criança. Durante os atendimentos, são exploradas diversas áreas do conhecimento”, explica Sandreliza Mota.

O professor de Educação Física e Robótica Educacional do Iema, Tiago Gomes Alves, ressalta a parceria entre a Semed e o Iema. “A nossa ideia é de replicar o conhecimento com as diversas parcerias que temos. A parceria com a Prefeitura vai desenvolver ainda mais a absorção do conhecimento lógico, físico e matemático dos estudantes do NEECAHS. Aqui, as crianças vão aprimorar seus conhecimentos acadêmicos da escola normal. Os estudantes estão muito comprometidos, está sendo surpreendente para gente o nível de raciocínio lógico muitas vezes acima da média desses estudantes”, comentou.

A estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Matos Carvalho, Angélica Vanessa Oliveira Miranda, 10 anos, pretende aprender mais sobre robótica e programação. “Gostei muito da escola, começamos as atividades com um aplicativo igual ao Scratch que já usei no NEECAHS. É muito legal e eu quero ter mais conhecimento para fazer meus jogos. Aqui eu vou conseguir mais estudo para concluir meus projetos”.

INCLUSÃO

O professor de Música e Xadrez do NEECHAS, Marcos André Freire Freitas, ressalta que a iniciativas como esta promovem a inclusão. “A oficina realizada direto no laboratório vai aguçar a potencialidade deles. Eles também precisam ser incluídos, já que se destacam de uma forma acima da média em relação aos demais, o que por diversas maneiras pode afastá-los dos colegas”, reitera.

O estudante da U.E.B. Jose Assub, Guilherme Antone Santos dos Santos, 13 anos, estava empolgado. “O laboratório é fantástico, tenho certeza que vou aprender mais sobre programação e robótica porque eu gosto muito de programar. Eu já fiz um protótipo de jogo no NEECAHS, lá também é muito legal, gosto de conversar com meus amigos e professores”.

KIT DE INFORMÁTICA

Ainda por meio de uma parceria com o Iema, o NEECAHS recebeu um kit para aperfeiçoamento das atividades na área da robótica. O equipamento contribuirá para fortalecimento do projeto Tecnologia Criativa, do Grupo de Enriquecimento da área Lógico-Matemática.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!