URBANIZAÇÃO

Flávio Dino entrega estrada em Tauá-Mirim, ilha que faz parte de São Luís

O governador Flávio Dino esteve neste domingo (19) na ilha de Tauá-Mirim, zona rural de São Luís, para inaugurar uma… [ ]

20 de dezembro de 2021

default

O governador Flávio Dino esteve neste domingo (19) na ilha de Tauá-Mirim, zona rural de São Luís, para inaugurar uma estrada de cinco quilômetros e uma Praça da Família. O local, distante 40 km do centro da cidade, só pode ser acessado por barco e possui cinco comunidades, Jacamim, Embaubal, Amapá, Ilha Pequena e Portinho. A obra inclui ainda uma rampa de acesso, que garante segurança no embarque e desembarque de pescadores, moradores e turistas.

“Estou muito feliz de estar aqui em Tauá-Mirim porque o governo do estado procura atender a todos, em todos os locais do Maranhão. Nós sabemos que há serviços que são de competência municipal, mas nós sempre estamos de braços abertos, mãos estendidas pra ajudar todos aqueles que nos procuram. Nesse caso, nós recebemos a demanda da associação local sobre pavimentação da rua principal pra atender aos vários povoados que compõe a ilha de Tauá-Mirim”, explicou o governador.

Dino comentou ainda das ações sociais realizadas pelo Governo Estadual, que entregou para a população local 100 cestas básicas, que somam uma tonelada de alimentos, conjuntos esportivos (que somam 384 itens), 20 motores para canoas de pesca artesanal, e uma praça revitalizada.

“Esse é um dia marcante, eu tenho certeza que na história de Tauá-Mirim, como também marcante pra mim, porque mostra mais uma vez a renovação do forte compromisso de vida que eu tenho de atender aqueles mais esquecidos, mais invisibilizados, aqueles que nunca foram vistos e hoje nós estamos dando mais uma prova forte, uma prova da firmeza do nosso compromisso para além do governo, compromisso de antes, compromisso de agora, compromisso depois, de lutar a vida inteira por justiça social e por direitos”, afirmou.

A obra do Governo do Maranhão foi realizada por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). De acordo com Julio Mendonça, presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), a pavimentação possibilita melhoria na qualidade de vida, bem como dinamiza a economia da Ilha, que tem no pescado e na produção de farinha os principais produtos econômicos.

“Eu estou muito feliz hoje por estar aqui, primeiro porque congrega ações de vários órgãos. Parabéns ao governador Flávio Dino por estruturar essa via de acesso tão importante, além das melhorias no Portinho. Ale era só lama, quando chovia as famílias atravessavam com lama na canela. A ampliação da praça, nós da Agerp, justamente dialogando com a comunidade, estamos estruturando algumas ações produtivas, como o beneficiamento da mandioca, plantação de milho, estruturação na horticultura. Nós temos uma ação conjunta, congregada, onde proporciona para as pessoas uma via de acesso e a trafegabilidade também pensando na produção de alimentos saudável”, disse Mendonça.

Presidente da Agem, Lívio Correa explicou a importância da ação para a comunidade. “Esse é um momento histórico. Tauá-Mirim tem mais de 200 anos e são poucos políticas públicas que chegam até aqui. São 700 setecentas famílias que moram no local. Então, o governo Flávio Dino é um governo diferenciado exatamente por isso. Nós trouxemos a estrada interligando todos os cinco povoados da ilha, revitalizamos a praça. Então, como eu falei, o governador é diferenciado, levando benfeitorias a todas as comunidades do Maranhão”, completou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!