ESTADO

Flávio Dino entrega obras de infraestrutura, educação e cidadania em Cururupu

O governador Flávio Dino visitou o município de Cururupu para inaugurar uma série de obras em benefícios das comunidades da… [ ]

4 de setembro de 2019

O governador Flávio Dino visitou o município de Cururupu para inaugurar uma série de obras em benefícios das comunidades da região. São melhorias para impulso da educação, garantia de saneamento básico e de acesso à cidadania. As obras estruturais vão proporcionar mais qualidade de vida e dignidade a moradores em diversos povoados.

A medida consolida a política do Governo do Estado em atuar, de forma parceira, com todos os municípios maranhenses. Na ocasião da agenda, nesta quarta-feira (4), Flávio Dino foi homenageado por estudantes e população e recebeu o Título de Cidadão Cururupurense, concedido pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Antônio dos Santos Filho.

O coral de libras, formado por estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), fez apresentação ao governador, abrindo a programação da agenda. O instituto funciona desde 2018 e, com a obra de ampliação e reforma, ganhou laboratórios e uma cozinha. Recebeu pintura interna das salas e ginásio, gramado na área externa, além de acessibilidade com a construção de rampa de acesso aos blocos e da rodovia da unidade. Foram realizadas, também, melhorias na área verde, que foi preservada.

“Estamos todos aqui compondo a história do Maranhão e do Brasil, pois quando você melhorar a educação, você muda para sempre e de verdade uma nação. Com educação de qualidade se amplia a justiça social, ampliam-se as oportunidades à juventude e combate às desigualdades”, pontuou o governador Flávio Dino.

A estrutura física está dividida em dois pavimentos com setores administrativos incluindo coordenação, gestão escolar, administração, biblioteca e auditório. São 12 salas, laboratórios de física, química, matemática, biologia e informática, além da cantina. O prédio possui cozinha industrial, um refeitório amplo e arejado e ainda, uma quadra poliesportiva.

A prefeita da cidade, Rosária de Fátima Chaves, agradeceu os esforços e empenho o Governo do Estado, em um momento que vai marcar a história de Cururupu. “É uma página que ficará na história do nosso município e da nossa população. Este conjunto de obras importantes que o governador Flávio Dino está garantindo vai refletir em uma vida melhor e mais digna para as comunidades, além de resgatar a cidadania. Era algo que precisamos e só temos a agradecer essa parceria com o Governo do Maranhão”, disse.

“É mais uma conquista do Maranhão e do nosso povo, proporcionada pelo governo Flávio Dino, que prioriza de verdade a educação traz hoje uma instituição que oportuniza o aprendizado técnico-profissionalizante. Um trabalho sério que vai beneficiar não só esta cidade, mas a juventude de toda a região. Acreditar na educação é fazer o trabalho sério que o Governo faz aqui”, destacou o reitor da rede Iema, Jhonatan Almada.

A Unidade Plena do Iema em Cururupu conta em sua grade com os cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Jurídicos, Meio Ambiente e Alimentos, atendendo à vocação regional. Além da comunidade estudantil de Cururupu, dará suporte a educação de municípios próximos como Cedral, Guimarães, Serrano do Maranhão, Bacuri, Mirinzal e Apicum-Açu. São 320 estudantes e para 2020, a expectativa que ultrapasse os 400 alunos.

Para o estudante do curso técnico de Alimentos, do Iema, Gabriel Cunha, o momento é “uma grande conquista e a abertura para um mundo de novos conhecimentos e conquista, onde o Governo do Maranhão trouxe melhorias a este município que necessita e estando aqui me surpreendi com todas as portas que o Iema está abrindo para mim”.

A implantação do Iema na Baixada Maranhense foi uma grata novidade que mudou a vida de milhares de pessoas, enfatizou a estudante Mirian Borges, que é aluna do curso técnico de serviços jurídicos. “Hoje temos um ensino de qualidade e com oportunidades verdadeiras de crescimento. Esse novo espaço e essa nova educação transformou minha vida e de toda a nossa comunidade”, reiterou.

Comunidades pesqueiras artesanais do povoado São Benedito foram contempladas com a entrega de 37 motores do tipo rabeta, para canoas. Os equipamentos vão substituir os antigos remos, dando mais agilidade e contribuindo para o aumento da renda destas comunidades. A iniciativa integra o programa TrabPesca, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e tem como objetivo fortalecer os grupos de pesca artesanal, com base no cooperativismo, associativismo, autogestão e sustentabilidade.

Nos povoados Aquiles Lisboa e Roça de Baixo, o governador Flávio Dino entregou dois Sistemas de Abastecimento de Água, garantindo água potável a 100 famílias das áreas. Os sistemas contam com poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

Encerrando a agenda, Flávio Dino inaugurou uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no município de Altamira do Maranhão, que vai garantir a moradores da regional o acesso a diversos programas sociais, entre os quais Bolsa Família, Bolsa Escola, Benefício de Proteção Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), carteira do idoso e o programa Minha Casa Minha Vida.

Presentes ao evento, o vice-governador Carlos Brandão; os secretários de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto; da Mulher (Semu), Ana Mendonça; do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves; e da Casa Civil, Marcelo Tavares. Participou, também, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!