POLÍTICA

“Garantir direitos é uma forma de promover dignidade”, diz Márcio Jerry em entrevista

Na tarde desta quarta-feira (2), o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, concedeu entrevista ao programa Balanço Geral,… [ ]

3 de junho de 2021

Na tarde desta quarta-feira (2), o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, concedeu entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Cidade São Luís. Durante a participação, o gestor pontuou ações do Programa de Regularização Fundiária e Nosso Centro.

Sobre as iniciativas na área de regularização fundiária, Márcio Jerry destacou que o Governo do Estado, por intermédio da Secid, entregou, nos últimos meses, 1.070 títulos de propriedade para famílias de São Luís e Paço do Lumiar. “Garantir direitos a milhares de famílias que moram há anos em uma casa é uma forma de promover dignidade e melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, pontuou.

Jerry frisou, ainda, que a proposta do governador Flávio Dino é alcançar mais famílias maranhenses com a regularização fundiária, para que tenham segurança jurídica sob seus imóveis e acesso a serviços públicos. Para tanto, a Secid firmou acordos de Cooperação Técnica com 20 municípios e planeja a entrega de 5 mil títulos de propriedade até o fim deste ano.

Outro tema abordado na entrevista foi o Programa Nosso Centro, que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que o promove como espaço democrático.

“A Secretaria das Cidades identifica os prédios da administração pública estadual, lança um edital para que instituições ou empresas possam adotá-los e reutilizá-los para fins comerciais”, destacou Márcio Jerry, sobre o Adote um Casarão.

Como parte de uma estratégia do Nosso Centro, o Adote um Casarão tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio.

“Já fizemos várias cessões, e as mais recentes são: o prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, que será transformado em um shopping na Rua Grande; o outro é o prédio da antiga Junta Comercial do Maranhão (Jucema), localizado na praça João Lisboa, que receberá investimentos do Serviço Social da Indústria (SESI) e onde será instalado o Centro Tecnológico e Cultural da Indústria. Na mesma praça, João Lisboa, o casarão onde funcionava o Moto bar foi adotado e será transformado em um espaço gastronômico”, acrescentou Jerry.

Márcio Jerry salientou, também, ações do Nosso Centro realizadas em parceria com a Vale. Atualmente, a empresa está executando, em parceria com a Secid, obras de reforma e restauração de três casarões no Centro Histórico de São Luís: na Rua Rio Branco, Rua do Giz e Rua da Palma.

“São diversas ações que envolvem vários órgãos do governo, como a Secretaria de Cultura (Secma), a Secretaria de Governo (Segov), Agência Metropolitana (Agem). Obras que melhoram a configuração do Centro Histórico de São Luís incentivando a habitação, o comércio, o fluxo de pessoas, gerando trabalho e renda e promovendo a sustentabilidade”, declarou.

Veja a entrevista completa no link: https://youtu.be/NZEgb70vxGU

0 Comentários

Deixe o seu comentário!