SAÚDE

Gestão Edivaldo realiza neste sábado (9) ações da campanha Novembro Azul no Centro de Especialidades Médicas do Filipinho

Como parte da programação da campanha Novembro Azul,  a Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (9), no Centro de… [ ]

8 de novembro de 2019

Como parte da programação da campanha Novembro Azul,  a Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (9), no Centro de Especialidades Médicas – CEM Filipinho, no bairro Filipinho, um conjunto de ações com foco na saúde do homem e no combate ao câncer de próstata. A programação ocorre das 8h às 12h e integra a política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior em especial a voltada para a população masculina.

Além da ação no sábado (9), a Prefeitura de São Luís vai promover, durante todo o mês de novembro, atividades como rodas de conversas nas unidades de saúde referente à saúde do homem; oficinas nas comunidades, empresas, igrejas e associações com o apoio das Unidades de Saúde; rastreamento de doenças crônicas não transmissíveis e de Infecções Sexualmente Transmissíveis; entre outras. Estas ações ocorrem em espaços como o CEM Filipinho, Universidade Estadual do Maranhão, Feirinha São Luís e sede da Semus.

A ideia é facilitar o acesso do público masculino aos serviços de saúde, permitindo momento de lazer e entretenimento aos acompanhantes. A grande ação da Prefeitura mobilizará médicos de diversas especialidades. Na ação de sábado (9) serão disponibilizadas vacinas como forma de prevenção e realização de exames laboratoriais de glicemia, testes de HIV/AIDS, hepatites, medição de pressão arterial, e outros específicos da detecção de doenças ligadas à próstata como PSA e Ultrassom em laboratórios credenciados.

O secretário de Saúde do município, Lula Fylho, destaca a realização da campanha em uma unidade de saúde que é referência, como uma demonstração evidente de preocupação e cuidado do prefeito Edivaldo com os habitantes da cidade.

“A campanha é um momento importante para realizarmos ações concretas de promoção da saúde da população masculina, reconhecida como sempre resistente ao cuidado médico. Com essa iniciativa estamos alargando o atendimento deste público de maneira que ele quebre essa resistência e colabore com o combate ao câncer de próstata, uma doença de elevado grau de letalidade e que facilmente pode ser diagnosticada com grande chances de cura”, disse o secretário.

Nas últimas edições da campanha novembro azul, a Prefeitura de São Luís ampliou e buscou diversificar as atividades como forma de alertar a população masculina para o problema do câncer de próstata, a segunda maior causa de letalidade no país.

MÉDICOS

Além do urologista, a ação do Novembro Azul no CEM Filipinho contará com profissionais de clínica médica e de clínica geral, fisioterapeuta e oftalmologia. Todos os envolvidos na ação são profissionais que prestam serviços em comunidade, ligados à Prefeitura de São Luís, trabalhando em favor da saúde integral do homem.

O lançamento da campanha Novembro Azul na unidade do Filipinho vai abrir espaço para pacientes obterem encaminhamento de consultas para as especialidades disponíveis na rede municipal e estadual, sem necessariamente passar pela Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!