EDUCAÇÃO

Governador Flávio Dino inaugura obras na educação em vários municípios

Em solenidade virtual, na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino entregou obras na educação… [ ]

16 de outubro de 2020

Em solenidade virtual, na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino entregou obras na educação e anunciou novos investimento na área, contemplando diversos municípios do Maranhão. Foram três novas unidades entregues, beneficiando estudantes da Raposa, Santa Inês e São Vicente Férrer. E ainda, convênio para construção de um centro de aquicultura e andamento das obras de escola em Porto Rico. Parte do pacote integra as ações do programa estadual Escola Digna. A solenidade marcou o Dia dos Professores – 15 de Outubro.

“Uma data especial, como o Dia dos Professores, exige momentos especiais para sublinhar nossa alegria e senso de responsabilidade do nosso compromisso com a causa da educação, da qual depende o desenvolvimento de uma nação. A estruturação de uma sociedade justa transita por muitos planos, mas nenhuma nação se desenvolveu sem maciço processo de investimentos educacionais. Deus nos permitiu que, num período de intempéries e dificuldades, pudéssemos investir no programa Escola Digna e regularmente inaugurado obras em nosso Estado”, pontuou o governador Flávio Dino.

Uma nova unidade da rede de Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município de São Vicente Férrer. A escola possui 12 salas de aula, seis laboratórios, auditório com 198 lugares, quadra poliesportiva coberta, cozinha industrial e área de refeitório, sistema de reserva de água com cisterna e reservatório com 115 mil litros, guarita, lixeira e casa de gás. O prédio conta ainda com estação de tratamento de esgoto que tem capacidade para tratar até 95% dos efluentes.

Na cidade de Raposa, o governador entregou a Unidade Escolar Manoel Batista – Anexo. O novo prédio possui duas salas de aulas e demais dependências para atender aos 22 alunos da comunidade Ilha do Canto, Cururupu. A obra integra as ações do Escola Digna.

“Com esse pacote de implantações, estamos melhorando a infraestrutura de ensino nas regiões maranhenses. Sendo professor há 27 anos, sei da importância destas realizações. Nossa meta é ter prédios próprios e adequados de Ensino Médio em todos os municípios do Maranhão, algo que se faz de forma gradativa e que estamos fazendo”, destaca Flávio Dino.

A reconstrução do Centro de Ensino José Ribamar Ewertom, em Porto Rico, foi destacada pelo governador na ocasião. A unidade passa por reforma e ampliação para atender 251 alunos. O prédio recebe, entre outros, serviços de alvenaria e divisórias, cobertura, forro de pvc, mármores e granitos, pavimentação, instalações elétricas/sanitárias/telefônicas e climatização.

A solenidade seguiu com a inauguração virtual do auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Santa Inês e assinatura de edital para construção do Centro Multidisciplinar de Aquicultura e Pesca (Cempea), da UEMA, em São Luís. “Temos conseguido avançar na infraestrutura educacional desta universidade, que é um patrimônio da nossa população. Sempre investindo na universidade com obras diversas, desde as de concreto até as ações de valorização de professores e demais servidores”, pontuou o governador.

O Cempea era projeto de âmbito federal e agora está sob a responsabilidade do governo estadual para execução. “E vamos concretizar, até o próximo ano. Sabemos que o segundo maior litoral do país, o do Maranhão, merece um centro para qualificar essa importante atividade produtiva. A pesca, a aquicultura são vetores que só se desenvolverão com o conhecimento e o investimento”, reforçou Dino.

No encerramento, Flávio Dino agradeceu à equipe de Governo e lembrou palavras da estudante Mary Costa, da cidade de Raposa, que em vídeo elogiou a gestão pelo compromisso com os que precisam, de forma igualitária. “Todas estas melhorias em obras estão a serviço das pessoas e, neste importante dia, cumprimento meus colegas professores, a jovem estudante Mary pela belas palavras e reforço a ideia de que vale muito ser educador. Estamos felizes em poder somar nas conquistas que elevam a UEMA e o ensino maranhense”, concluiu.

Videos das obras entregues e anunciadas, com depoimento de professores, alunos e gestores de unidades, foram exibidos na solenidade virtual, que teve participação do vice-governador Carlos Brandão, o reitor da UEMA Gustavo Pereira da Costa, secretários de Estado, prefeitos e demais autoridades da UEMA e dos municípios contemplados. Na ocasião, o secretário de Estado de Educação (Seduc) Felipe Camarão parabenizou as iniciativas do Governo, ressaltando que muito mais será realizado.

Em pouco mais de cinco anos de gestão, foram cerca de mil obras, entre reformas, ampliações, construções, revitalizações das bibliotecas Farol da Educação e uma série de iniciativas por meio do programa Escola Digna, que transforma prédios precários em escolas de alvenaria e equipadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!