DEBATE

Governador participa do encerramento da Semana dos Povos Indígenas

“Temos dois grandes desafios quanto às questões indígenas no Brasil. Em primeiro lugar, aprofundar o diálogo para um projeto nacional… [ ]

6 de setembro de 2020

“Temos dois grandes desafios quanto às questões indígenas no Brasil. Em primeiro lugar, aprofundar o diálogo para um projeto nacional que promova os direitos indígenas. Em segundo lugar, um novo modelo federativo de atuação cooperativa que envolva União, estados e municípios”, pontuou o governador durante o evento virtual.

Com o objetivo de incentivar o debate e reflexão sobre políticas públicas voltadas aos povos indígenas, como: educação, saúde, meio ambiente, a Semana dos Povos Indígenas aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro, com transmissão pelo YouTube.

O governador participou do encerramento do evento e reforçou sobre a importância de um debate geral que não encapsule o debate indígena nele próprio e propôs ampliá-lo para que ele não esteja apartado do rumo geral da sociedade.

“Precisamos refletir e debater sobre um novo sistema constitucional em que os povos indígenas tenham maior protagonismo e com critérios mais claros para que União, estados e municípios atuem conjuntamente. Uma atuação mais convergente pode ajudar para que as políticas públicas voltadas aos povos indígenas  sejam mais efetivas”, concluiu o governador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!