EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Governo abre 10,5 mil vagas para cursos de Escola Ambiental do Maranhão

Como parte dos programas e projetos estratégicos para despertar a sensibilidade para a defesa e conservação do meio ambiente, exercício… [ ]

13 de abril de 2021

Como parte dos programas e projetos estratégicos para despertar a sensibilidade para a defesa e conservação do meio ambiente, exercício da cidadania e desenvolvimento socioeconômico do estado, a partir da Política de Educação Ambiental, o Governo do Estado abrirá, na próxima quarta-feira (14), as inscrições para 10.500 vagas em cursos gratuitos no âmbito da Escola Ambiental do Maranhão.

“Em 2018, foi aprovado o Plano Estadual de Educação Ambiental e, diante da prioridade do tema, o governador Flávio Dino criou a Escola Ambiental do Maranhão, em consonância ao Plano, para canalizar todas as ações de educação ambiental a serem trabalhadas com maior eficácia, a partir da comunidade escolar. Os cursos que realizaremos fazem parte das ações de formação continuada dessa escola, alcançando, nesse momento, profissionais da educação”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Os cursos serão ofertados na modalidade a distância com carga horária de 100 horas, cada, e destinados a gestores, professores, coordenadores e demais representantes dos segmentos escolares das redes públicas municipal, estadual e federal; instituições privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, entre outras.

As vagas são distribuídas entre três cursos, com 3,5 mil vagas cada um, os quais: Educação Ambiental na perspectiva da Com-Vida, o Caminho das pedras em Educação Ambiental e Legislação – da teoria à prática, e Espaços Educadores Sustentáveis com o Tema Educação Ambiental. Todos serão oferecidos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Maranhão Profissionalizado.

As inscrições serão realizadas até às 23h do dia 21 de abril, exclusivamente pelo portal: http://web.iema.ma.gov.br/inscricao_educacao_ambiental. O resultado será divulgado no dia 23/04 e a confirmação da matrícula acontecerá a partir das 8h do dia 23 às 23h do dia 27/04, pelo link: http://web.iema.ma.gov.br/inscricao_educacao_ambiental, utilizando como login o CPF e a senha de acesso criada no ato da inscrição. O início das aulas está previsto para o dia 27/04.

A Escola Ambiental

A Escola Ambiental do Estado do Maranhão foi criada pela Lei nº 11. 365/2020 com a finalidade de viabilizar a Política Estadual de Educação Ambiental, nas modalidades de educação formal e não formal, para promover, além da sensibilização socioambiental, a formação profissional e curricular, no sentido de minimizar os impactos ambientais e fomentar a geração de emprego e renda de forma sustentável.

Os cursos ofertados pela Escola Ambiental integram um amplo plano de ação executado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Inclusão Social (SAEP). Além das formações continuadas promovidas para educadores e gestores educacionais, outras medidas fazem parte do plano como: premiações de estímulo, criação de espaço educador sustentável, cozinha sustentável, criação de Com-Vida, projetos socioambientais escolares, criação de Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos, entre outros.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!