CORONAVÍRUS

Governo alerta para importância da prevenção diante do aumento de casos da Covid-19

Diante do aumento de casos da Covid-19 no estado, o Governo do Maranhão segue alertando a população para a importância… [ ]

2 de fevereiro de 2021

Diante do aumento de casos da Covid-19 no estado, o Governo do Maranhão segue alertando a população para a importância das medidas de prevenção. O alerta é baseado nas avaliações do Comitê Científico de Prevenção e Combate ao Coronavírus no Maranhão, que acompanha constantemente a evolução da pandemia no estado e embasa as estratégias do poder público estadual para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo Conceição Pedrozo, médica infectologista que integra o Comitê, medidas como o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social podem minimizar os impactos da Covid-19 e até salvar vidas.

“O vírus está em circulação. A única maneira de evitar a infecção é manter-se afastado da aglomeração, seguindo os protocolos de segurança já conhecidos. Por isso, é de extrema importância a utilização da máscara, principalmente se não houver a possibilidade do distanciamento social de cerca de 1,5 metros, assim como a higienização das mãos e a manutenção dos demais cuidados”, ressalta a Conceição Pedrozo.

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão já são mais de 207 mil casos confirmados da doença, sendo mais de 7 mil casos ativos em todo o estado. Diariamente, novos casos são detectados e a taxa de contágio no Maranhão é de 1,35 há cerca de vinte dias, segundo a plataforma Covid-19 Analytics.

O cenário comprova o avanço da nova onda da doença no estado e exige atenção aos cuidados que podem contribuir para a redução da taxa de contágio. “Precisamos lembrar que cada um de nós pode ser responsável pela interrupção ou disseminação do vírus SARS-COV-2”, completa a infectologista.

Ações

“Estamos acompanhando o cenário no estado e agindo conforme a necessidade para garantir a assistência à população. As ações do Governo estão voltadas para reforçar a rede estadual, oferecer as condições adequadas de atendimento e reduzir a taxa de contágio, pois o número de novos casos sob controle aumenta a chance de recuperação dos pacientes que precisarem de internação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para reforçar a necessidade da prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA), realiza continuamente as ações de fiscalização e orientação aos estabelecimentos comerciais. Desde o início da pandemia, 4.648 ações já foram executadas.

Em paralelo, o Governo segue investindo na rede estadual de saúde com a entrega de novos leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19 e, ao mesmo, garantindo o atendimento especializado com a Policlínica de Açailândia, prevista para esta semana, e a manutenção do Programa Mais Cirurgias em regiões onde o número de casos segue em estabilidade.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!