CORONAVÍRUS

UPAs da Grande Ilha tem novo fluxo de atendimento para casos suspeitos da Covid-19

Para agilizar a assistência aos pacientes suspeitos de contaminação por coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado divulgou o novo fluxo… [ ]

26 de janeiro de 2021

Para agilizar a assistência aos pacientes suspeitos de contaminação por coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado divulgou o novo fluxo de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Grande Ilha. O fluxo foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na última segunda-feira (25), e faz parte do conjunto de estratégias adotadas pelo poder público estadual para conter o avanço dos novos casos da doença no Maranhão.

Com a nova proposta de atendimento, as UPAs do Parque Vitória e Vinhais agora são exclusivas para pacientes com suspeita de Covid-19. Já as UPAs Cidade Operária e Paço do Lumiar irão funcionar de forma mista, ou seja, receberão os dois grupos de pacientes, Covid e não-Covid.

“A nossa proposta é dinamizar o atendimento e também reduzir a possibilidade de contágio entre os pacientes que buscam assistência nas unidades estaduais de saúde. Todas as medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo têm o objetivo de reduzir os novos casos e, ao mesmo tempo, fortalecer a rede para dar melhores condições de atendimento às pessoas com sintomas da Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

As UPAs Itaqui-Bacanga e Araçagi, bem como o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Policlínica Cohatrac irão receber pacientes não-Covid. Com isso, o Governo do Estado reduz a exposição de pacientes que não são suspeitos da doença, além de manter a assistência especializada para as demais demandas da população. As pessoas que apresentarem sintomas leves da Covid-19 podem ser atendidas na rede municipal de saúde nas Unidades Básicas e Unidades Mistas.

Já as que apresentarem sintomas moderados e graves, como febre, dor de cabeça persistente, perda do olfato e paladar, além da falta de ar, devem se dirigir a uma das UPAs (Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária ou Paço do Lumiar), que, se necessário, encaminhará o paciente para assistência em um dos hospitais de referência.

As unidades referência da rede estadual que oferecem a assistência a pacientes clínicos e de UTI são: Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital Dr. Raimundo Lima, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital de Cuidados Intensivos. O Hospital Universitário Presidente Dutra, que é de gestão federal, também irá fazer o acolhimento dos pacientes graves oriundos dos municípios da Grande Ilha.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!