No mês de setembro, o Governo do Maranhão promoveu, em todas as unidades prisionais da capital, ações de prevenção ao… [ … ]
4 de outubro de 2017
No mês de setembro, o Governo do Maranhão promoveu, em todas as unidades prisionais da capital, ações de prevenção ao suicídio destinadas aos servidores penais. Ao todo, 600 servidores foram beneficiados com a iniciativa, desenvolvida por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
A ação é parte da campanha nacional Setembro Amarelo e foi coordenada pelo Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores (ABS) da SEAP.
As atividades tiveram início no dia 18 e se estenderam até o dia 31, com trabalhos de ginástica laboral, rodas de conversas e palestras, ministradas pelo corpo técnico formado por psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional.
De acordo com o supervisor do ABS, Ângelo Macedo, a campanha teve como tema ‘Falar é a melhor solução’ e buscou dialogar com os servidores do sistema prisional para prestar ajuda àqueles que precisam.
“O tema é delicado, porém atingimos o objetivo que foi orientar e escutar os servidores que já passaram por essa situação com pessoas próximas ou que também já sentiram o desejo de tirar a própria vida”, disse.
As palestras abordaram a rede de atenção psicossocial, ouvindo aqueles que têm a ideação suicida e que buscaram orientação para identificar quando colegas de trabalho e internos do sistema prisional apresentassem condutas estranhas como mudanças de comportamento, acontecimentos traumáticos, e os transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e de personalidade.
As atividades de prevenção continuarão a acontecer nos estabelecimentos penais, como afirma Agnólia Loiola. “O trabalho é contínuo, de janeiro a janeiro estamos trabalhando para prevenir essa situação, porém no mês de setembro realizamos com uma atenção maior em menção à campanha nacional que é desenvolvida em todo o país”, destacou.
0 Comentários