Governo beneficia 600 servidores com campanha nacional de prevenção ao suicídio

No mês de setembro, o Governo do Maranhão promoveu, em todas as unidades prisionais da capital, ações de prevenção ao… [ ]

4 de outubro de 2017

No mês de setembro, o Governo do Maranhão promoveu, em todas as unidades prisionais da capital, ações de prevenção ao suicídio destinadas aos servidores penais. Ao todo, 600 servidores foram beneficiados com a iniciativa, desenvolvida por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

A ação é parte da campanha nacional Setembro Amarelo e foi coordenada pelo Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores (ABS) da SEAP.

As atividades tiveram início no dia 18 e se estenderam até o dia 31, com trabalhos de ginástica laboral, rodas de conversas e palestras, ministradas pelo corpo técnico formado por psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional.

De acordo com o supervisor do ABS, Ângelo Macedo, a campanha teve como tema ‘Falar é a melhor solução’ e buscou dialogar com os servidores do sistema prisional para prestar ajuda àqueles que precisam.

“O tema é delicado, porém atingimos o objetivo que foi orientar e escutar os servidores que já passaram por essa situação com pessoas próximas ou que também já sentiram o desejo de tirar a própria vida”, disse.

As palestras abordaram a rede de atenção psicossocial, ouvindo aqueles que têm a ideação suicida e que buscaram orientação para identificar quando colegas de trabalho e internos do sistema prisional apresentassem condutas estranhas como mudanças de comportamento, acontecimentos traumáticos, e os transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e de personalidade.

As atividades de prevenção continuarão a acontecer nos estabelecimentos penais, como afirma Agnólia Loiola. “O trabalho é contínuo, de janeiro a janeiro estamos trabalhando para prevenir essa situação, porém no mês de setembro realizamos com uma atenção maior em menção à campanha nacional que é desenvolvida em todo o país”, destacou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!