SAÚDE

Governo desenvolve estratégias de cuidados com a Saúde Mental da população e dos profissionais de saúde

O combate ao novo coronavírus (Covid-19) tem sido ininterrupto no Maranhão. Assim, a preocupação com a saúde mental tanto dos… [ ]

2 de maio de 2020

O combate ao novo coronavírus (Covid-19) tem sido ininterrupto no Maranhão. Assim, a preocupação com a saúde mental tanto dos profissionais que atuam na linha de frente, como da população, tem sido cada vez mais constante. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à implementação de uma série de estratégias com foco na prevenção e no cuidado psicossocial de forma articulada com a sociedade.

De acordo com a chefe do Departamento da Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Rêgo, trata-se de uma ação que visa beneficiar, de forma mútua, profissionais e sociedade. “Quando você cuida de outra pessoa, de certa forma também acaba sendo cuidado. Para termos sucesso na iniciativa de cuidar da saúde mental, contamos com o auxílio de Centros de Atenção Psicossocial instalados nas 19 regionais de saúde do Maranhão, além de adotar suportes de teleatendimento, momento de escuta privada e transmissões via redes sociais de debates temáticos sobre transtornos mentais em tempos de pandemia”, afirmou Isabelle.

Na cidade de Tuntum, por exemplo, os profissionais de psicologia do CAPS do município começaram a mobilização ‘Solidários venceremos!’. A iniciativa de sensibilização convida para momentos de escuta cujo enfoque está na preocupação coletiva e também na responsabilidade com o cuidado individual.

Em Estreito, a parceria entre os profissionais do CAPS e do Núcleo de Saúde da Família (NASF) resultou no serviço de teleatendimento feito por psicólogos cujo objetivo é oferecer suporte psicossocial tanto a profissionais como a população. O suporte acontece de segunda a sexta-feira sempre das 8h às 11h30 e pode ser utilizado por meio do telefone (99) 98115-0427.

Já os CAPS em Paço do Lumiar e Arari estão confeccionando máscaras de proteção individual para os usuários e seus familiares. A iniciativa surgiu a partir do contato realizado com as lideranças comunitárias e costureiras da região no intuito de incentivar a população quanto à adoção de medidas preventivas contra o contágio da Covid-19.

Outro Centro de Atenção Psicossocial que aderiu à mobilização pró-saúde mental foi o localizado na cidade de Pedreiras. Os profissionais resolveram unir os serviços de saúde mental com a necessidade de imunização. Na oportunidade, eles fazem visitas domiciliares aos usuários do serviço e ofertam cuidados psicoemocional. Com a ajuda de enfermeiros, também é feita a atualização do calendário vacinal contra H1N1 de idosos e crianças.

Em São Luís, o Complexo Nina Rodrigues, composto pelo Hospital Nina Rodrigues, CAPS III e AD Estadual, mais a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), os psicólogos do Departamento de Atenção à Saúde Mental (DASM) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) iniciaram o Disque Saúde Mental. O serviço consiste em minimizar os danos psicoemocionais e cuidar da vida de quem está cuidando de outras vidas.

O serviço pode ser acionado pelos telefones (98) 98429-7651, (98) 99111-2356 e (98) 99104-3355. Para fazer o agendamento, o profissional deve entrar em contato das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. O atendimento também acontece de segunda a sexta, das 8h às 18h, tendo como foco os profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais, Itaqui-Bacanga, Araçagy e Cidade Operária, bem como nos hospitais que atendem pessoas infectadas pelo coronavírus na capital.

Ainda na capital maranhense, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) tem buscado fortalecer as ações, oferecendo suporte médico e psicológico a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Em parceria com o município de São Luís, está sendo realizado, ainda, o abrigamento, alimentação, higienização e demais atendimentos clínicos, bem como o processo de desintoxicação e urgências psiquiátricas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!