AGRICULTURA FAMILIAR

Governo do Estado assina contratos do Procaf na ordem de mais de R$ 1 milhão com associações da Baixada Maranhense

Nesta quarta-feira (23), o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, esteve no município de Matinha, ao lado… [ ]

24 de março de 2022

Nesta quarta-feira (23), o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, esteve no município de Matinha, ao lado da prefeita Linielda de Eldo, para realizar a assinatura de novos contratos do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf). Durante a solenidade, 37 associações dos municípios de Arari, Cajari, Cajapió, Matinha, Viana, Penalva, Olinda Nova, Vitória do Mearim e São João Batista assinaram contratos, que somam R$ 1.091.805,02 para a compra dos produtos dos agricultores familiares. A ação aconteceu no Ginásio Eldo Rone Amaral, no município de Matinha.

Zeca do Cajá, presidente da associação quilombola do povoado Cajá, do município de Matinha, declarou que a ação é uma bênção e um grande incentivo para os agricultores familiares, pois quem produz também quer mercado para comercializar a produção.

“A assinatura desse contrato do Procaf com a nossa associação e com as associações dos agricultores familiares de outros municípios da região é uma bênção para todos nós. Ficamos agradecidos ao governador Flávio Dino e ao secretário Rodrigo Lago por essa iniciativa de fortalecer a agricultura familiar da nossa Baixada”, declarou o agricultor.

O secretário da SAF, Rodrigo Lago, destacou a importância do Procaf no combate à fome e para o desenvolvimento da agricultura familiar.

“O Procaf faz parte do Programa Comida na Mesa e é executado com muito compromisso pela SAF. É uma ação que compra a produção dos agricultores familiares e doa para famílias que mais precisam e que são atendidas pelas redes socioassistenciais dos municípios. Então, essa ação aqui em Matinha mostra que estamos no caminho certo”, frisou o secretário.

O Procaf foi criado pelo Governo do Estado e é executado pela SAF, permitindo a compra de produtos da agricultura familiar por dispensa de licitação, o que auxilia as famílias de maneira rápida a comercializarem a produção. Além de fortalecer o setor, o Procaf contribui para enfrentamento da fome, com a doação dos alimentos para as redes socioassistenciais dos municípios maranhenses, garantindo renda para as famílias rurais e segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social.

A prefeita do município de Matinha, Linielda de Eldo, agradeceu a ação do Governo do Estado e destacou que o programa é muito importante para as associações dos produtores.

“Esse programa é extremamente importante para as associações porque valoriza o agricultor familiar, faz com que ele produza muito mais, venda muito mais e, assim, faz a economia girar no nosso município, pontuou a prefeita.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!