SAÚDE

Governo do Estado entrega mais 38 leitos destinados ao enfrentamento do coronavírus em São Luís

Para fortalecer a luta contra o coronavírus (Covid-19) no Maranhão, o Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (8), 35 novos… [ ]

9 de maio de 2020

Para fortalecer a luta contra o coronavírus (Covid-19) no Maranhão, o Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (8), 35 novos leitos clínicos e mais 3 de isolamento. Resultado da parceria entre o executivo estadual e a Prefeitura de São Luís, a estrutura foi montada na Clínica São José, localizada na Rua São Pantaleão, Centro da cidade. O espaço conta com leitos exclusivos para a assistência de pacientes infectados pelo vírus.

“A clínica servirá ao estado e aos municípios da Ilha de São Luís durante seis meses. Com a estrutura, nós ganhamos mais leitos e equipamentos que serão utilizados no combate à doença, todavia isso não diminui o nosso pedido para que as pessoas colaborem ficando em casa. Não cessamos em nenhum momento de ampliar a nossa rede hospitalar para acolher o máximo de pessoas possível, reafirmando o nosso compromisso de cuidar e salvar vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, a inserção da clínica na rede do estado irá diminuir os danos causados pelo coronavírus. “O Governo do Estado tem feito um esforço gigantesco para aumentar a sua capacidade hospitalar, e os leitos entregues fazem parte desta investida. Mas, precisamos lembrar que só com ajuda da sociedade no cumprimento das regras de isolamento social é que vamos sobrepor barreiras e retornar o quanto antes ao cotidiano”, enfatizou.

O novo espaço contará com o apoio de 96 técnicos, 30 enfermeiros e 5 médicos. Entre eles está o médico clínico geral Roger Leonardo Cordero Rivero, que também faz parte do contingente de profissionais da Convocação para Médicos, realizada pela SES. “Nós só temos a agradecer a oportunidade de poder ajudar os nossos colegas de profissão aqui do Brasil a salvar vidas. Estamos juntos pela mesma causa que é o combate a este mal chamado coronavírus”, destacou.

Presente no momento de entrega dos leitos, o secretário de saúde de São Luís, Lula Fylho, reiterou que os executivos estadual e municipal estão de mãos dadas para ajudar a população. “A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa desta contrapartida destinando recursos que serão utilizados para a operacionalização da unidade. Desta forma, beneficiamos quem mais precisa neste momento, que é a nossa população”, ressaltou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!