CULTURA

Governo do Maranhão inicia programação natalina na Praça Dom Pedro II

Começou na noite desta sexta-feira (03), a programação natalina produzida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado… [ ]

5 de dezembro de 2021

Começou na noite desta sexta-feira (03), a programação natalina produzida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Para o Natal do Maranhão 2021 foram preparadas diversas atrações, entre elas as exibições de videomapping, desfiles natalinos, apresentações culturais e decoração especial no Centro Histórico de São Luís.

A programação contou com show de luzes e som do videomapping projetado na fachada do Palácio dos Leões, com imagens alusivas à música, à cultura e à história maranhense.  O cantor gospel Anderson Freire participou da abertura e ainda deu uma palhinha para o público.

Para o governador Flávio Dino, a programação natalina, ocorrendo em diversos pontos da cidade, é um momento para renovar as esperanças mesmo diante das dificuldades que o Brasil atravessa.

“É muito importante nós podermos nos reunir nesse momento em que o Brasil atravessa tantas dificuldades seja de ordem sanitária, econômica e social. O Natal é uma espécie de alimento para as nossas esperanças. A programação cultural cumpre esses objetivos, movimenta a economia, propiciando que centenas de profissionais da cultura participem das festividades”, comenta.

A programação em São Luís conta com videomapping no Palácio dos Leões, Casa do Papai Noel e atrações na Reffsa com desfile natalino. Em Imperatriz, a cidade conta com decoração especial no calçadão e, pela primeira vez na cidade, videomapping na Academia Imperatrizense de Letras

“O Natal é a festa máxima da imensa maioria dos brasileiros que professa a fé cristã e que nesse momento veem no Natal o renascimento de esperanças mediante a alusão à presença de Jesus Cristo entre nós, por isso o Governo do Estado organiza, incentiva e convida toda a população a participar”, declara o governador Flávio Dino.

O vendedor de algodão doce, João Vidal, comemora a chegada da programação por proporcionar uma renda extra ao orçamento. “O movimento é sempre bom porque reúne a família e muitas crianças pedem meu produto. Consigo vender melhor para levar uma ceia boa para minha família”, comentou.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso, destacou que o desfile natalino na Reffsa terá, além da presença dos elementos natalinos, uma composição de personagens da cultura maranhense. “O Centro Histórico ganha mais brilho com essa programação de Natal com as apresentações natalinas e videomapping. No desfile natalino na Reffsa vamos ter um espetáculo bonito com elementos da cultura maranhense, é uma vasta programação para mostrar para o Brasil inteiro como a nossa cultura é importante e temos um estado bonito a ser visitado”, relatou o secretário.

O espetáculo do videomapping no Palácio poderá ser visto todas as noites até o dia 6 de janeiro, com projeções a cada 20 minutos, das 18h às 22h.

Casa do Papai Noel

Ainda na Praça Pedro II, a Secma preparou a Casa do Papai Noel e um espaço para contação de histórias, no prédio da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema).

Quem visitar o espaço poderá acompanhar, ainda, as atrações que se apresentarão no palco instalado em frente ao Edifício João Goulart, ou se encantar, de quinta a domingo, com a neve artificial que será lançada ao público do prédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

A visitação à Casa do Papai Noel é somente para pessoas acima de 12 anos de idade com a apresentação do cartão de vacinação que comprove ciclo vacinal completo (duas doses ou dose única de imunizante) contra a Covid-19.

Outras atrações

Um Presépio e a Árvore de Natal na Praça da Mãe D’Água também estão à mostra até 30 de dezembro para os frequentadores da Praça Pedro II.

Medidas sanitárias

Em todos os pontos de atrações natalinas estão sendo adotadas as medidas e protocolos sanitários necessários para evitar a proliferação do vírus causador da Covid-19.

Veja a programação para este fim de semana:

PRAÇA DOM PEDRO II

DOMINGO (5)
Jucema
18h30 às 19h – Contação de estória “A Carta Perdida”, com a Cia Imaginária de Teatro.
19h30 às 20h – Contação de estória “Badaladas de Natal”, com o Grupo Pique Esconde Artes.

Edifício João Goulart
19h às 19h30 – Recital de Natal, com o Quarteto de Cordas João do Vale.
20h30 às 21h15 – Coral Infantil Juvenil Canto do Uirapuru.

REFFSA

DOMINGO (5)
18h45 às 19h15 – Cordel de Luzes.
19h15 às 19h30 – Coral Shalom.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!