Governo e prefeituras discutem parceria para melhorar o transporte escolar indígena

O Governo do Maranhão reuniu nesta segunda-feira (7) prefeitos dos municípios maranhenses que ofertam a educação escolar indígena para tratar… [ ]

7 de agosto de 2017

O Governo do Maranhão reuniu nesta segunda-feira (7) prefeitos dos municípios maranhenses que ofertam a educação escolar indígena para tratar ações que serão desenvolvidas em regime de colaboração entre o Estado e municípios, no sentido de melhorar o transporte escolar indígena de estudantes nas aldeias.

Participaram da reunião, que aconteceu na sala de reuniões do Palácio Henrique de La Rocque, os gestores dos municípios de Bom Jardim, Fernando Falcão, Grajaú e Amarante do Maranhão, secretários adjuntos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e equipe técnica da secretaria.

De acordo com o Secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso, a proposta é a transferência de recursos financeiros diretamente aos municípios que realizem, nas suas respectivas áreas de circunscrição, o transporte escolar de alunos indígenas de ensino médio da rede estadual, residentes no meio rural.

“É um passo importante para desburocratizar o processo e garantir o acesso dos estudantes ao ensino e a aprendizagem nas escolas indígenas”, destacou Lindoso.Para o prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves de Araújo, a iniciativa do Estado é louvável um vez que é no município que as políticas públicas se materializam. “O Estado está adotando um caminho muito bom, porque é no município que tudo acontece, portanto, é muito importante a parceria para desenvolver ações públicas de educação. Parabéns ao governador Flávio Dino por mais esta ação”, avaliou.

“É bom para o governo e também para o município, tendo em vista que esse último está mais próximo da comunidade e conhece a realidade. Com certeza vai melhorar a educação indígena e o transporte”, ressaltou o prefeito do município de Fernando Falcão Adailton Cavalcante.

Ao final do encontro foi construído um grupo de trabalho para encaminhar todas as medidas administrativas e legais para estabelecer a parceria.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!