CORONAVÍRUS

Governo inicia aplicação de 2ª dose da vacina contra Covid-19 em moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar

O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (19), a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 no drive-thru… [ ]

19 de abril de 2021

O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (19), a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 no drive-thru instalado no estacionamento do Pátio Norte Shopping. O drive começou a funcionar no dia 29 de março com o objetivo de auxiliar os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar a agilizarem a imunização do público-alvo.

Até esta segunda, 6.963 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina, sendo 2.829 do município de São José de Ribamar e 4.134 do município de Paço do Lumiar.

Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão de vacinação e um comprovante de residência. O serviço, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

“Dentro do Programa Nacional de Imunização, o Governo do Estado tem feito sua parte que é fazer com que as vacinas cheguem o mais rápido possível aos municípios. Contudo, o Governo sentiu a necessidade de participar mais ativamente desse processo de vacinação, auxiliando os municípios na imunização. Esse aqui é um exemplo de uma estrutura que o Governo está colocando à disposição da população”, afirmou Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

A segunda dose está disponível exclusivamente para os idosos que receberam a primeira dose no local. Contudo, é preciso que se observe a data assinalada no cartão de vacinação para retorno, uma vez que foram disponibilizados dois tipos de vacinas (CoronaVac e AstraZeneca), conforme o lote recebido pelas prefeituras municipais de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A moradora de São José de Ribamar, Rosa Maria Nunes, 74 anos de idade, foi uma das primeiras a se vacinar quando foi iniciada a vacinação no Pátio Norte no dia 29 de março. Ela havia completado um dia antes a idade almejada para a vacinação. Nesta segunda-feira (19), ela retornou bem cedinho para receber a segunda dose.

“Foi maravilhoso, uma benção de Deus. Estava ansiosa demais e estou voltando hoje para a segunda dose. Estou muito bem. Graças a Deus, foi tudo tranquilo. Mas estou tomando todos os cuidados, não devemos deixar de usar máscara, nem de usar álcool gel, porque ainda tem outras pessoas que não se vacinaram. Então temos que continuar com todos os cuidados”, disse dona Rosa.

As duas vacinas ofertadas no drive-thru possuem esquema vacinal completo composto por duas doses. A CoronaVac, conforme a indicação na bula, tem o intervalo entre a primeira e a segunda de 14 a 28 dias. Já a segunda dose da AstraZeneca deve ser administrada 12 semanas após a primeira. De acordo com os estudos realizados pelas fabricantes, a eficácia dos imunizantes só é garantida após a segunda dose da vacina.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!