SAÚDE

Governo leva força-tarefa contra o Aedes aegypti para municípios do interior do estado

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão nos municípios de Colinas, Porto Franco, Pastos Bons e São João… [ ]

23 de fevereiro de 2022

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão nos municípios de Colinas, Porto Franco, Pastos Bons e São João dos Patos desenvolvendo ações para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. O trabalho do poder público estadual na região inclui capacitações de profissionais municipais e nebulização espacial com carros UBV,  também conhecidos como “fumacê”.

“As ações de intensificação para o controle das arboviroses tiveram início ainda em novembro do ano passado, com a execução dos processos de nebulização espacial e realização de campanha para mobilização da sociedade no que diz respeito à educação e ao descarte correto do lixo”, disse a coordenadora estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses Dengue/Chikungunya e Zika da SES, Graça Lírio.

Os municípios que estão sendo beneficiados com as ações do Governo do Estado são os que apresentaram alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e elevado número de casos de arboviroses. Além da nebulização espacial com os carros fumacê, técnicos do Programa Estadual de Controle das Arboviroses estão capacitando, entre os dias 22 e 24, profissionais municipais como coordenadores da Atenção Básica, de Vigilância Epidemiológica, profissionais da assistência hospitalar e bioquímica, bem como os agentes de endemias e supervisores de campo.

Combate Aedes na Grande Ilha

Na Grande Ilha, onde as ações foram executadas nos meses de janeiro e fevereiro, os carros “fumacê” percorreram bairros onde foi identificada maior infestação, como o Cohatrac e a Cohab. Em São José de Ribamar, foram visitadas todas as áreas adjacentes do Cohatrac e do Araçagy, áreas das vilas, além da sede do município. Na Raposa, os agentes visitaram residências e borrifaram inseticida na sede do município e proximidades. Já em Paço do Lumiar, toda a região do Maiobão e arredores foi contemplada.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!