SAÚDE

Governo reforça assistência a casos graves da Covid-19 com novos leitos de UTI na Grande Ilha

Para ampliar a assistência, especialmente aos pacientes graves da Covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado está ampliando a quantidade… [ ]

29 de janeiro de 2021

Para ampliar a assistência, especialmente aos pacientes graves da Covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado está ampliando a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta quinta-feira (28), novos leitos foram entregues no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), que agora conta com 53 leitos de UTI e é uma das unidades de referência para cuidados de pacientes com sintomas graves do novo coronavírus.

“A gestão segue atenta ao cenário. O Governo do Estado acompanha diariamente a evolução dos novos casos da Covid-19 no estado, e tem atuado estrategicamente para garantir a assistência à população. Quando observamos a redução no número de novos casos da doença, pudemos retomar as cirurgias eletivas que precisaram ser suspensas. Agora, observando o aumento de casos, estamos adotando medidas para que seja assegurada a assistência aos pacientes, sobretudo aos casos mais graves”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O HCI foi inaugurado pelo Governo do Maranhão em abril de 2020 e desde então tem cumprido um papel indispensável no combate à pandemia. Mais de 9,6 mil pacientes já foram atendidos pela unidade de saúde, exclusiva para assistência a casos da doença.

“A cada alta, comprovamos o quanto o HCI é importante na assistência aos pacientes com a Covid-19. O investimento em novos leitos de UTI reforça a nossa esperança em novas recuperações, ou seja, amplia a nossa capacidade de salvar vidas”, destaca o diretor administrativo do HCI, Luís Henrique Malfitano.

Com a ampliação, a Grande Ilha passa a contar com 132 leitos de UTI, distribuídos em seis unidades de saúde. Além do HCI, a rede estadual conta com o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital Dr. Genésio Rêgo e Hospital Dr. Raimundo Lima.

Mais leitos

Além dos investimentos na Grande Ilha, neste novo cenário de aumento de casos da Covid-19, o Governo do Estado está ampliando o número de leitos de UTI em municípios do interior do estado.

Nesta semana, uma nova ala de leitos de UTI foi entregue no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. Também no início deste ano, a gestão estadual entregou 12 novos leitos de UTI no Hospital Regional de Barreirinhas. Todos os demais hospitais regionais seguem preparados para cuidar de pacientes com a Covid-19.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!