SEGURANÇA PÚBLICA

Homicídios têm redução de 32% na Grande Ilha

O número de homicídios apresentou redução de 32% na Região Metropolitana de São Luís, no mês de novembro. Foram registrados… [ ]

1 de dezembro de 2021

O número de homicídios apresentou redução de 32% na Região Metropolitana de São Luís, no mês de novembro. Foram registrados 37 casos em novembro em 2020, reduzindo para 25 ocorrências, no mesmo mês deste ano, segundo estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). Os homicídios estão no grupo de de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem ainda a lesão corporal com morte e latrocínios (roubo seguido de morte).

Houve ainda redução no acumulado de CVLIs. Enquanto que, novembro do ano passado somaram 37 casos, este ano reduziram para 28, representando queda de 24% neste grupo de ocorrências. A queda reforça o plano de rotina da instituição, com fins a combater estes casos, considerados maiores barreiras para contenção da violência.

A redução destes crimes têm sido uma constante, aponta o titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado George Marques: “Essa redução é gradativa e se apresenta desde 2015, com a criação da SHPP. As investigações de CVLI foram se aprimorando. Atualmente, todos os casos deste grupo crimes são investigados e têm inquérito instaurado”, pontua.

O delegado ressalta que há uma preocupação em reduzir os homicídios, por meio, principalmente, do combate às organizações criminosas. A integração e compartilhamento de informações entre as demais unidades da Polícia Civil e também com a Polícia Militar contribuem para maior eficácia das investigações, acrescentou.

O trabalho de policiamento reflete na diminuição de todo o conjunto de CVLIs, informa o delegado George Marques. “A investigação, com a subsequente elucidação e cumprimento de prisões acaba reduzindo os CVLIs. Os meses de setembro e outubro também tiveram redução desses casos, em relação a esses mesmos períodos do ano passado. O ano de 2021 tem apresentado uma redução em relação a 2020”, reforça.

A Segurança Pública tem intensificado operações direcionadas para controle das mortes violentas, e, com isso, freando o avanço de outras criminalidades como o tráfico de drogas e os assaltos. O plano de atividades inclui monitoramento de áreas mapeadas, investigação para prisão de chefes e quadrilhas de tráfico de drogas, ronda nos bairros em horários pré-definidos, além da ação de rotina do policiamento.

Mais policiais nas ruas, operação de abordagem a coletivos e veículos em geral, somado a implantação de canais diretos com as comunidades são outras iniciativas do sistema de Segurança para conter a criminalidade. A SHPP é órgão da Polícia Civil e conta em sua estrutura com o Plantão de Homicídios, que funciona 24 horas e atua especificamente na investigação destes crimes.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!