TODOS PELA SAÚDE

Hospitais de Barreirinhas, Santa Inês, Pinheiro e Balsas recebem tomógrafos

O Governo do Maranhão foi contemplado pelo Programa Todos pela Saúde com a doação de quatro tomógrafos, que tiveram como… [ ]

5 de abril de 2021

O Governo do Maranhão foi contemplado pelo Programa Todos pela Saúde com a doação de quatro tomógrafos, que tiveram como destino hospitais em Barreirinhas, Santa Inês, Pinheiro e Balsas. Os equipamentos já foram instalados e passam a colaborar com o combate ao novo coronavírus no Maranhão. A doação foi viabilizada pelo Banco Itaú, em parceria com a Siemens e o Ministério da Saúde.

“Os equipamentos darão mais rapidez no diagnóstico da Covid-19, além de possibilitar acompanhamento mais detalhado daqueles que se encontram internados em nossas unidades referência. O SUS é de todos nós, por isso quando vemos as iniciativas públicas e privadas caminhando de mãos dadas, com um único objetivo, podemos afirmar que as esperanças continuam fortes e sempre se renovando”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os tomógrafos já estão montados e em pleno funcionamento no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; no Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; e no Hospital Regional Dr. Bernardino, em Balsas. No Hospital Regional de Barreirinhas, a instalação está em fase final, e logo o aparelho estará disponível para a população.

Com os equipamentos, as unidades poderão realizar exames de imagem computadorizada, sendo uma importante ferramenta para visualização detalhada de tecidos do corpo humano. São 50 tomógrafos, todos adquiridos pelo Todos Pela Saúde, e que serão doados a unidades referência contra o coronavírus espalhadas pelo Brasil.

De acordo com o diretor geral do Regional de Balsas, Eliabe Aguiar, o tomógrafo é sinônimo de resolutividade. “A nossa regional tem 13 municípios, que informam os pacientes que precisam de exames e consultas. Só temos a agradecer o apoio, e também pelo olhar que o Estado tem dado ao Sul do Maranhão, fortalecendo ainda mais o SUS”, destacou.

Para o diretor administrativo da unidade de Barreirinhas, Adler Gomes, o hospital ganha em rapidez no diagnóstico da doença. “A tomografia é o exame mais indicado para os casos graves, principalmente por conseguir averiguar o comprometimento do pulmão. Com o tomógrafo doado, teremos o dobro de nitidez já que ele conta com 32 canais, o que nos dará melhor resolução e mais pacientes assistidos”, afirmou.

Além dos tomógrafos, o Todos pela Saúde também já fez ao Governo do Maranhão a doação de álcool em gel, incluindo equipamentos de proteção individual, tais como máscaras dos tipos cirúrgica e N95, avental e óculos especiais. A iniciativa também vem promovendo treinamentos e qualificações dos profissionais que atuam em unidades referência para a Covid-19, mais especificamente na linha de frente contra a doença.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!