SAÚDE

Hospital Regional de Lago da Pedra é inaugurado

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (8), o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, no município de Lago da Pedra…. [ ]

9 de junho de 2020

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (8), o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, no município de Lago da Pedra. O novo hospital da região funcionará como unidade de referência para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. A unidade de saúde vai receber pacientes encaminhados por unidades municipais de saúde, portas de entrada para o atendimento, e contará com 25 leitos clínicos e cinco de UTI, reforçando a assistência em toda a região. Com a inauguração, o Maranhão chega a 1.710 leitos exclusivos para casos da Covid-19.

“O Governo vem desenvolvendo ações para oferecer melhores condições de assistência em todo o estado. Lago da Pedra faz parte de uma região que precisava de um equipamento de saúde como este, com serviços especializados, para que a gente consiga ampliar a cobertura de atendimento e seguir cumprir o nosso papel que é cuidar das pessoas”, disse a superintendente de acompanhamento da rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, também participou da entrega. “Este hospital é fruto do esforço que a SES tem feito desde 2015 na regionalização dos serviços especializados no Maranhão. Essa obra tem um simbolismo especial, porque já entra nesse circuito de ajudar o combate à pandemia. O hospital de Lago da Pedra é uma unidade que atenderá pacientes encaminhados pelas unidades básicas da região”, explicou.

O hospital conta com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, psicólogos, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório, técnicos em segurança do trabalho, agentes de segurança e maqueiros.

O Hospital Regional, de acordo com o prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, oferecerá um suporte fundamental para assegurar o atendimento a quem for diagnosticado com a doença. “A unidade ajudará muito a região, mas também precisamos evitar a proliferação do vírus, por isso o nosso apelo é que a nossa população continue em casa”, destacou o gestor municipal, que também participou da entrega.

Também estiveram presentes à solenidade Mauro Jorge e Jorge Eduardo Melo, filhos do médico homenageado Rubens Jorge; autoridades religiosas, como o frei Fernandes da Igreja Matriz de São José e o pastor João Torres; o titular da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Júlio Mendonça; além de autoridades locais.

Homenagem

O nome do Hospital Regional de Lago da Pedra é uma homenagem ao médico e ex-prefeito de Lago da Pedra, Dr. Rubens Jorge, falecido há dois anos. “É uma alegria e satisfação fazer parte de um momento tão marcante para as nossas vidas. Esta obra é muito importante, não só para Lago da Pedra, mas para toda a região. Essa unidade vem para salvar vidas e, por isso, agradeço ao governador Flávio Dino e a toda equipe da Saúde do Maranhão, pela realização desta obra tão importante”, afirmou Mauro Jorge, filho do homenageado.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!