Hotéis comemoram ocupação de até 100% durante o Réveillon em São Luís

Investimentos do Governo do Maranhão em infraestrutura, segurança pública, incremento de programação cultural e estímulo aos polos receptivos estão entre… [ ]

2 de fevereiro de 2018

Investimentos do Governo do Maranhão em infraestrutura, segurança pública, incremento de programação cultural e estímulo aos polos receptivos estão entre os fatores que garantiram a São Luís grande movimentação turística no Réveillon 2018. Vários hotéis tiveram ocupação máxima no período.

Saulo Bezerra, gerente geral de um hotel próximo à orla ludovicense, celebra os resultados: “Temos uma tradição de alta movimentação no período do Réveillon, mas este ano o hotel ficou lotado, assim como a cidade de modo geral. Para nós, a movimentação foi excelente se comparada ao mesmo período dos anos anteriores”.

Segundo levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a movimentação de desembarques no Aeroporto Internacional Cunha Machado, em São Luís, apresentou em 2017 crescimento de desembarques em relação ao ano anterior. Foram mais de 812 mil passageiros na cidade, alta de 2,3% em relação a 2016. O crescimento é significativo, sobretudo, em função do momento de crise econômica no país.

A boa movimentação turística em São Luís durante 2017 marcou altas taxas de visitantes nas principais datas comemorativas da cidade, com destaque para o mês de junho e julho, quando a ocupação hoteleira na capital maranhense registrou o melhor resultado dos últimos cinco anos, com índice de 69%.

Para o presidente da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH), Antônio Barros Filho, os bons resultados do setor na cidade estão relacionados aos investimentos públicos em ações que influenciam o turismo.

“O Réveillon foi excelente para o setor hoteleiro, a exemplo do período junino. Ações consolidadas do poder público, principalmente em segurança pública e nos eventos para dar visibilidade dos potenciais turísticos, são muito importantes para retomada do setor na capital”, explica.

Levantamento preliminar da ABIH mostra que houve ocupação de 72% das vagas de hotel em São Luís no período. “Esse é um levantamento prévio. O que observamos na prática junto aos colegas do setor é que foi o melhor movimento do período em relação a outros anos”, diz Barros Filho.

O secretário adjunto de Cultura do Maranhão, Hugo Veiga, afirma que “2017 foi um ano muito bom para o turismo maranhense. Os dados da ABIH e da Infraero mostram isso. Investimos tanto no público final quanto no público intermediário do setor, os agentes e operadores com nossa participação em grandes eventos e feiras nacionais e internacionais, com excelentes resultados”.

Mais Asfalto, Mais Turismo

“Nós tivemos ocupação de 100% dos nossos quartos no Réveillon. A maioria absoluta dos hóspedes – vindos de Belém, Teresina, Palmas e do interior do Estado – chegou por via terrestre, porque infelizmente o valor alto das passagens aéreas para cá ainda é um dos maiores gargalos do nosso turismo. Felizmente, os turistas conseguem chegar por carro”, afirma Dagoberto Silva, diretor de uma rede de hotéis com negócios em São Luís, Recife e Fortaleza.

Nos últimos três anos, o Governo do Maranhão investiu R$ 2 bilhões na requalificação, construção e reforma de rodovias, avenidas e ruas em todas as regiões do estado, com o Programa Mais Asfalto.

O programa garante ampliação da mobilidade urbana beneficiando o escoamento da produção, diminuindo o isolamento das cidades e povoados. E também é um estímulo ao turismo.

Dagoberto Silva também destaca a divulgação do destino Maranhão. “Nós tivemos uma taxa de ocupação de 85% no São João, por exemplo. Para nós, esse é um resultado visível das ações do Governo, que fez um esforço para divulgar nosso estado em outras capitais, estamos muito satisfeitos”.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!