Iniciada instalação de mobiliário urbano na Rua Grande em mais um avanço da obra

Conjuntos de bancos que integram elementos do mobiliário urbano do projeto de revitalização da Rua Grande já começaram a ser… [ ]

9 de fevereiro de 2019

Conjuntos de bancos que integram elementos do mobiliário urbano do projeto de revitalização da Rua Grande já começaram a ser instalados. O serviço faz parte de obra executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís e complementa a transformação que vem sendo realizada na via, espaço que abriga o maior centro comercial de São Luís. O trabalho vem sendo acompanhado e aprovado pelos consumidores e por quem trabalha na área.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou a importância da obra. “Nossa cidade está ficando cada vez mais bonita. As obras do Complexo Deodoro e Rua Grande, executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, integram o conjunto de investimentos que estão sendo realizados em prol da população e pelo desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito.

De acordo com o projeto, são instalados em média quatro bancos por quadra. Os assentos são confeccionados em madeira tratada, com elementos em aço corten, muito utilizado na construção civil e que apresenta três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. Este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido protetora, que atua reduzindo o impacto dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente, favorecendo a conservação dos bancos. Ainda fazem parte do mobiliário urbano definido para a área lixeiras, também desenvolvidas em aço, que estão em fase de fabricação.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, destaca que o projeto visa favorecer os consumidores. “Além de favorecer a população, a obra visa fomentar o comércio na região, tornando-o ainda mais atrativo para os consumidores. O trabalho já apresenta resultados positivo e a conclusão da obra vai beneficiar ainda mais a população”, ressaltou o superintendente.

Consumidores que frequentam a Rua Grande aprovaram a ideia. A aposentada Maria das Graças Costa, 69 anos, aproveitou a novidade para descansar com as netinhas. Na avaliação dela, uma boa ideia para quem vai regularmente ao maior centro comercial da cidade. “Achei bem interessante. A gente quando vem fazer compras sempre passa um pouco da hora, entra em mais lojas que o programado e com essa opção dá para descansar as pernas. Eu gostei, as meninas também e acredito que todo mundo que vem comprar aqui vai aproveitar”, disse ela que estava acompanhada das netas Ana, cinco anos; e Ariely, nove.

A dona de casa Carla Bianca, 21 anos, tirou a tarde para fazer compras com as filhas gêmeas Sarah e Sophia, de dois anos. Antes da volta para casa, um sorvete e uma parada nos bancos da Rua Grande. “Uma ideia genial. As pessoas podem olhar e pensar que ninguém vai parar no meio das compras e sentar aqui. Mas, eu, que estou muito cansada, com duas crianças, nem pensei duas vezes. E também, dá para elas comerem com calma, enquanto eu descanso”, enfatizou a jovem.

AVANÇO

As obras da Rua Grande já chegaram à oitava quadra. Os trabalhos estão em andamento também na sexta e sétima quadra e em fase de finalização na quinta quadra. Na sexta quadra, está sendo realizada a pavimentação em granito, com instalação de bloco intertravado na área central.

Na sétima quadra, já foram finalizados os serviços de esgotamento sanitário e está sendo realizada a instalação das canaletas para que seja iniciada a fase da pavimentação. Na oitava quadra, está sendo realizada a retirada da pavimentação em paralelepípedos para início dos serviços de saneamento.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!