EDUCAÇÃO

Intercâmbio internacional: última semana para inscrições no edital Professor Cidadão do Mundo

Atenção professores da rede pública de ensino! Estão abertas até a próxima sexta-feira (6), as inscrições para o edital Professor… [ ]

2 de maio de 2022

Atenção professores da rede pública de ensino! Estão abertas até a próxima sexta-feira (6), as inscrições para o edital Professor Cidadão do Mundo, que visa estimular a mobilidade internacional de docentes do Maranhão, por meio do incentivo ao intercâmbio acadêmico e científico com Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal.

Iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o edital é destinado a professores da educação básica e profissional tecnológica, com vínculo empregatício efetivo em instituição de ensino público do Maranhão.

“O Professor Cidadão do Mundo é um edital inédito voltado para professores de Educação Básica, Profissional e Tecnológica. Os professores contemplados na chamada pública vão participar de intercâmbio acadêmico e científico nas cidades de Porto e Coimbra, em Portugal. O objetivo é que esses professores passem por um período de imersão”, explica o diretor-presidente da Fapema, André Santos.

Com recursos alocados do Governo do Estado de mais de R$ 1,2 milhão, o edital voltado aos professores da Rede Estadual de Ensino, dará continuidade à exitosa política de intercâmbio cultural já proporcionada pelas edições anteriores do Cidadão do Mundo, antes direcionadas exclusivamente para estudantes de baixa renda.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), somente entre 2016 e 2018, o Cidadão do Mundo concedeu mais de 300 bolsas de intercâmbio internacional em países como Inglaterra, França, Argentina, África do Sul, Canadá, Espanha, dentre outros.

Para o edital Professor Cidadão do Mundo, serão selecionadas até 45 propostas de educadores que lecionam em escolas públicas maranhenses de forma efetiva. Será oportunizada aos professores a participação nos cursos de formação em: Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais na Universidade de Coimbra (25 bolsas); e Robótica no Instituto Politécnico do Porto (20 bolsas).

Serão financiados para cada professor, auxílio e bolsas totalizando o valor máximo da proposta de orçamento em R$28.225,00.

Multiplicadores de conhecimento

Segundo o diretor-presidente da Fapema, André Santos, a ideia é que os professores absorvam conhecimento nas instituições de ensino europeias elencadas no edital, e retornem ao Maranhão para replicar o saber adquirido com o intercâmbio.

“Os professores selecionados serão multiplicadores desses conhecimentos no estado. Essa é uma oportunidade para os professores ampliarem seus conhecimentos e desenvolverem competências e habilidades. A iniciativa contribui para a política de formação continuada de professores da rede pública. Fazemos uma chamada a todos os professores e pesquisadores do estado do Maranhão para submeterem propostas e concorrerem a este edital”, convoca André Santos.

As propostas só poderão ser submetidas vai internet, mediante preenchimento e envio de formulário eletrônico na plataforma Patronage, no endereço patronage.fapema.br.

Para conhecer todas as regras do programa Professor Cidadão do Mundo, leia a íntegra do edital, disponível no site da Fapema (www.fapema.br).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!