Iprev realiza busca ativa por beneficiários com pendências no recadastramento

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) está realizando a busca ativa pelos aposentados e pensionistas… [ ]

9 de dezembro de 2021

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) está realizando a busca ativa pelos aposentados e pensionistas que têm pendências relacionadas ao recadastramento. Até o momento, mais de 2 mil e-mails foram enviados. Nesta segunda-feira (6), o Iprev iniciou também o contato por telefone com os beneficiários. O prazo para o recadastramento vai até a próxima sexta-feira (17).

A busca ativa inicialmente é voltada para os beneficiários que começaram a se recadastrar no sistema mas que, por algum motivo, não terminaram de preencher as suas informações; e pelas pessoas que tiveram o recadastramento indeferido, mas ainda não corrigiram os dados enviados. Utilizando as bases de dados de anos anteriores, o Iprev também está tentando o contato com os beneficiários que ainda não fizeram de maneira nenhuma o seu recadastramento.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explicou que a busca ativa é uma das estratégias adotadas para evitar que os beneficiários percam o prazo. “Já temos previsão de suspender as aposentadorias e pensões de quem não se recadastrar até o final do período. Reforçamos que o recadastramento é de natureza obrigatória e é um mecanismo para ajudar a construir uma previdência mais segura e justa para todos”, reforçou o presidente.

Pendências

Até o momento, cerca de 15 mil beneficiários da previdência estadual ainda não se recadastraram. Em números absolutos, a capital São Luís lidera o ranking de pendências, com mais de 8 mil aposentados e pensionistas sem envio de nenhuma informação. Em seguida, aparecem no ranking o município de Caxias, em que quase mil beneficiários ainda precisam se recadastrar, e a região da Baixada Maranhense.

Com o objetivo de proteger a saúde da população em face da pandemia, o Iprev desenvolveu uma plataforma online para fazer o recadastramento. O sistema está disponível no site do Iprev (iprev.ma.gov.br) e, para se recadastrar, basta preencher os formulários e enviar os documentos solicitados.

Dentre os documentos solicitados, estão um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias. O beneficiário também precisará fornecer o número do Título de Eleitor e, se for aposentado, o número do PIS/PASEP. Por fim, é preciso enviar uma foto segurando uma folha de papel, em que esteja escrito o número do CPF e a data em que a foto foi tirada. O prazo final para o recadastramento, já prorrogado, é o dia 17 de dezembro.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!