ECONOMIA

Jucema implanta Balcão Único para agilizar abertura de empresas no Maranhão

Já está em pleno funcionamento o Balcão Único, sistema digital que garante ainda mais facilidade e agilidade na abertura de… [ ]

11 de janeiro de 2022

Já está em pleno funcionamento o Balcão Único, sistema digital que garante ainda mais facilidade e agilidade na abertura de empresas no Maranhão.

Nessa primeira fase, o sistema está disponível para a formalização de Empresário Individual e Sociedade Limitada. Com a nova funcionalidade, o cidadão não precisa mais acessar o sistema da Receita Federal para gerar o Documento Básico de Entrada (DBE), visando a obtenção do CNPJ. Agora, com o novo fluxo, tudo a passa ser feito apenas pelo portal Empresa Fácil (www.empresafacil.ma.gov.br).

Segundo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, esse é mais um grande avanço com o propósito de dar continuidade às medidas de desburocratização na abertura de empresas, principalmente das micro e pequenas que representam mais de 90% das formalizações no Maranhão.

“Com o Balcão Único, as informações passam a ser coletadas diretamente pela Jucema. Dessa forma, eliminamos a dupla entrada de dados e as informações são preenchidas numa única plataforma: a Empresa Fácil”, detalhou o gestor.

Ainda de acordo com o presidente, o tempo médio da formalização deve ficar menor que o atual na Jucema, que é de dez horas. “Iremos otimizar o tempo que já é muito bom. Saímos de uma demora de 90 dias e agora tudo é feito em algumas horas. O Balcão Digital também vai impactar na agilidade”, declarou o presidente.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!