EDUCAÇÃO

Mais de mil estudantes serão beneficiados com Escola Digna entregue em Barreirinhas

A espera por uma escola digna climatizada e com espaços adequados para a prática escolar acabou para os estudantes do… [ ]

22 de outubro de 2020

A espera por uma escola digna climatizada e com espaços adequados para a prática escolar acabou para os estudantes do Centro de Ensino Joaquim Soeiro de Carvalho, escola pública da rede estadual, entregue nesta quinta (22), pelo Governo do Maranhão, em Barreirinhas. Localizada na sede do município, a escola foi fundada nos anos de 1960 e, desde então, nunca havia passado por reformas significativas, tendo recebido apenas pequenos reparos em meados de 1997.

“Antes a estrutura aqui era bem precária e nós não tínhamos nada dos recursos que estamos recebendo agora. É um sonho que acaba se realizando, pois enquanto ex-aluna e professora e estive na estrutura antiga, hoje temos total capacidade para dizer que estamos em uma das melhores estruturas escolares do estado”, conta a ex-aluna e atual professora de Língua Portuguesa do Centro de Ensino, Valdiane Sousa.

Agora a realidade é outra, com a reforma e adequação, o ‘Joaquim Soeiro de Carvalho’ recebeu novas estruturas e conta com 10 salas de aula, Auditório, Biblioteca com Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências da Natureza, Laboratório de Matemática, banheiros masculino e feminino, sala dos professores, arquivo, secretaria, gestão escolar, cantina e quadra de esportes. Um prédio readequado que beneficiará mais de 1.000 estudantes do Ensino Médio regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Mais uma bela inauguração do governo Flávio Dino. Essa é a oitava entrega educacional aqui em Barreirinhas. Já foram seis construções e uma revitalização de escolas, o Farol do Saber totalmente revitalizado e ainda vamos voltar até o final do ano para entregar a escola do povoado Mamede. E só nesta semana foram cinco escolas entregues pelo Governo do Maranhão. Nós estamos em movimento, por todo Maranhão, ainda vem muito mais por aí. Escola Digna para todo lugar”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que comandou a entrega da escola à comunidade escolar barreirense.

Para o estudante Silas Lisboa, 18 anos, a satisfação em ver o Centro de Ensino totalmente readequado é imensa. O estudante da 3ª série do Ensino Médio revela que considera o ‘Joaquim Soeiro de Carvalho’ sua segunda casa, e lamenta o fato de não poder usufruir da nova estrutura, já que termina o ciclo escolar em 2020, mas espera que as próximas gerações do Centro de Ensino cuidem dos benefícios que estão recebendo.

“No Joaquim Soeiro de Carvalho, foi onde eu pude perceber que sou capaz de fazer coisas que eu pensei que não seria capaz. Antes da reforma, a infraestrutura da escola era péssima: banheiros com portas quebradas, forro caindo. Mas fomos presenteados com essa benção. Não vou poder usufruir, mas quero que a próxima geração aproveite bastante, pois assim como essa escola foi a minha segunda casa, pode ser a de cada um também”, disse o estudante.

O CE Joaquim Soeiro fecha a semana de inaugurações do governo Flávio Dino, na área da educação. Foram entregues unidades escolares construídas, reformadas e readequadas em: Aldeias Altas, São Luís, São José de Ribamar e Barreirinhas.

Anexo no Povoado Mamede

Ainda em Barreirinhas, o secretário Felipe Camarão vistoriou as obras da CE Plínio Portugal da Rocha, anexo do ‘Joaquim Soeiro de Carvalho’ que será entregue pelo Governo do Maranhão, em dezembro, no povoado Mamede.

O novo prédio conta com seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, diretoria, secretaria, sala de professores, banheiros masculino e feminino adaptados, além de cozinha.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!