TURISMO

Maranhão bate recorde no número de empresas inseridas no Cadastur

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, realizou pela primeira vez um… [ ]

19 de agosto de 2020

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, realizou pela primeira vez um trabalho de acompanhamento segmentado e categorizado em relação a oferta turística no Estado. Em 2019, o Estado do Maranhão teve um aumento de mais de 150% no registro de estabelecimentos cadastrados no Cadastur, que tem o objetivo de reunir as pessoas físicas e jurídicas formalizadas e legalizadas junto ao Ministério de Turismo (MTur) que atuam na cadeia produtiva do turismo.

Conforme aponta a supervisora de pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão, Hanna Coelho, “foi realizada uma série histórica com este mapeamento mercadológico de 2015 a 2019, em que detectamos o aumento das empresas e pessoas físicas com registro no Cadastur, valorizando assim a formalização dos setores turísticos do estado. A partir dos dados do Cadastur e do Programa de Regionalização, nós conseguimos identificar os aparelhos turísticos com cadastros ativos, com os quais avaliamos a segmentação dessa oferta”, assinala Hanna Coelho.

Os guias de turismo foram os que mais se formalizaram. No ano de 2015, no Maranhão, haviam apenas 14 profissionais cadastrados; em 2019 foram registrados 151 profissionais atuando de forma regular no estado.

Para o guia de turismo e presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão, André Gutemberg, os guias de turismo que estavam formalizados durante a pandemia da Covid-19 puderam participar do edital “City Tour de Encantos” da Setur, oportunizando a renda, pois trabalharam produzindo roteiros online. “É essencial que todos os guias de turismo estejam credenciados no Cadastur, desta forma, temos respaldo para exercer nossa profissão, participar de editais, além de também darmos segurança a quem contrata nossos serviços”, afirmou André Gutemberg.

Em 2019, os restaurantes cadastrados no Maranhão tiveram um crescimento de 80% em relação ao ano de 2015. Enquanto isso, o número de hotéis participantes cresceu em 46% no mesmo período.

Segundo a técnica do Cadastur Thais Guimarães, as Caravana Mais Turismo garantem oportunidades de negócios aos seus cadastrados, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista. “O Cadastur tem se tornado uma importante ferramenta de planejamento e atuação do governo para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor de turismo e uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro”.

Segundo o secretário de Turismo, Catulé Júnior, existem dois fatores principais que contribuem para o aumento dos cadastros no Maranhão. “Estamos trabalhando desde 2019 com campanhas de conscientização sobre a importância do nosso setor turístico estar registrado e ativo, intensificando ações junto às Caravanas do Turismo, realizando o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, formalizando e legalizando estes prestadores de serviços, e com setor da regionalização, que vem prestando serviço de esclarecimentos e remapeamento turístico dos municípios maranhenses”, explicou o secretário estadual de turismo, Catulé Junior.

O crescimento de empresas cadastradas também é importante para a posição do município no Mapa do Turismo Brasileiro. O Cadastur serve de base para a categorização, que leva em conta número de ocupações e estabelecimentos formais no setor turístico, e a estimativa do fluxo turístico.

“Já estamos estudando a possibilidade da criação do boletim semestralmente a partir de 2020, para que sejam feitas e divulgadas pesquisas mais específicas sobre os dados turísticos no Maranhão”, anuncia a supervisora de pesquisa do Observatório do turismo do Maranhão, Hanna Coelho

Essa é uma parceria do Observatório do turismo, com o Cadastur e a Regionalização do Maranhão que colaboraram com o desenvolvimento desse trabalho, fornecendo dados para criação do boletim que está disponível no site: https://observatorio.turismo.ma.gov.br/estudos-de-mercado/

Como se cadastrar

O cadastro é simples e totalmente gratuito. Basta acessar a página na internet, fazer o download dos formulários solicitados, preencher com as informações e enviar os documentos solicitados para o órgão delegado de turismo. Após a homologação das informações, a Carteira de Guia de Turismo é emitida. O cadastro tem validade de dois a cinco anos, a partir da data de homologação.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!