PANDEMIA

Maranhão têm 695 casos confirmados do novo coronavírus; 57% dos leitos de UTI estão ocupados em São Luís

O Maranhão contabilizou 65 novos casos positivos por laboratório de COVID-19 e aumentou para 695 o número de casos positivos,… [ ]

15 de abril de 2020

O Maranhão contabilizou 65 novos casos positivos por laboratório de COVID-19 e aumentou para 695 o número de casos positivos, sendo 37 óbitos. Os dados constam do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES).


Nele, há outra informação não menos preocupante. Quarenta e seis dos 80 leitos de UTI exclusivos para tratamento pacientes do novo coronavírus estão ocupados, em São Luís. Isto representa, 57,5% da ocupação. Restam somente 34 leitos livres de UTI.

Nos leitos de enfermaria disponibilizados pela saúde pública o índice de ocupação é ainda maior. Cinquenta e três dos 80 leitos estão com pacientes em tratamento da Covid-19. Isto é, 66,6% dos leitos estão ocupados.

A capital do Maranhão têm 582 casos confirmados da Covid-19. Esta é a razão principal do reiterado pedido das autoridades sanitárias e governamentais para que a população adote o distanciamento social e evite sair de casa.

A permanecer com índice de contágio elevado, São Luís corre o risco do sistema de saúde entrar em colapso. Ou seja, neste cenário pacientes poderiam deixar de ser atendidos por falta leitos.

Em mensagem, o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, falou sobre a gravidade da situação e a importância do distanciamento social como única arma contra o novo coronavírus.

O governador Flávio Dino anunciou em entrevista coletiva, nesta quarta, 15, que estão aceleradas as obras para construção de mais 100 leitos exclusivos para atender pessoas infectadas pelo novo coronavírus em São Luís.


RECUPERADOS

O boletim epidemiológico divulgado pela SES confirma a recuperação de 87 pacientes acometidos da Covid-19. No Maranhão foram descartados 2.426 casos. Somente nas últimas 24 horas foram descartados 136 casos.

Atualmente, 24 municípios têm casos confirmados de COVID-19 no Maranhão. São eles: São Luís (582), São José de Ribamar (47), Paço do Lumiar (22), Imperatriz (17), Raposa (3), Santa Rita (3), Caxias (2), Timon (2), Urbano Santos (2), Vitória do Mearim (1), Governador Nunes Freire (1), Viana (1), Açailândia (1), Santa Inês (1), São Benedito do Rio Preto (1), Cajapió (1), Colinas (1), Cantanhede (1), Chapadinha (1), Cachoeira Grande (1), Altamira do Maranhão (1), Mirinzal (1), Zé Doca (1) e Davinópolis (1).

MORTES

A SES confirmou mais três óbitos. Trata-se de mulher, de 40 anos de idade, residente no município de Imperatriz, com quadro de hipertensão arterial, atendida na rede pública de saúde. Os outros dois casos, são homens de 40 e 45 anos de idade, respectivamente, ambos residentes em São Luís, atendidos na rede pública de saúde e sem comorbidades.

Testagem

Até o momento, 3.121 testes laboratoriais para Covid-19 foram realizados no Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!