CIDADE

“Nos últimos 60 dias, entregamos 12 praças em São Luís”, diz Márcio Jerry em entrevista

Em entrevista concedida ao programa Bom dia Mirante, da TV Mirante, no quadro Bastidores, na manhã desta segunda-feira (14), o… [ ]

14 de junho de 2021

Em entrevista concedida ao programa Bom dia Mirante, da TV Mirante, no quadro Bastidores, na manhã desta segunda-feira (14), o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Governo do Maranhão, Márcio Jerry, fez um balanço das ações da Secid realizadas em todo o Maranhão. Durante a conversa com Clóvis Cabalau, o titular da pasta destacou investimentos públicos, realização de convênios, projetos voltados para a capital São Luís e ações em municípios do interior do estado.

Questionado sobre como superar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus e garantir o desenvolvimento aos municípios, o secretário pontuou as agendas prioritárias estabelecidas. “Desde o início da pandemia, o governador Flávio Dino estabeleceu como prioridade absoluta o combate à Covid-19. O combate tem se dado de maneira eficaz e permanente, sem deixar de lado as demais políticas públicas. Os investimentos públicos no Maranhão, nesse momento da pandemia, também se mantiveram e até foram ampliados em algumas áreas, gerando emprego e renda”, disse.

Márcio Jerry tem mantido uma agenda permanente de diálogos com os municípios, estreitando a relação com as prefeituras visando garantir desenvolvimento. “Temos um diálogo com todos os municípios, diálogos também com a FAMEM, com ações muito importantes que vão desde a implementação de emendas parlamentares, convênios com as prefeituras e execução direta de obras em todo o território maranhense”, destacou.

Atualmente, a Secid executa os programas de Regularização Fundiária Urbana, Cheque Minha Casa e Minha Casa Meu Maranhão em diversos municípios, com o objetivo de promover dignidade e garantia de direitos para a população. Jerry exemplificou a atuação da secretaria no interior citando as cidades de Coelho Neto e Buriticupu.

“Já estamos na região de Coelho Neto implementando o programa Cheque Minha Casa, com investimento de dois milhões de reais, e também na cidade de Buriticupu, com um milhão e meio de investimentos para compra de material de construção para famílias de baixa renda. São exemplos pontuais de como tem agido a secretaria na relação com os municípios”, disse.

Desde janeiro deste ano, a Secretaria das Cidades já contabilizou a entrega de mais de 1.570 títulos definitivos de propriedade, beneficiando famílias da Grande Ilha. O programa de Regularização Fundiária está em expansão para outras cidades como Imperatriz, Colinas, Buriti Bravo, Caxias, Timon, Santo Antônio dos Lopes e Balsas. “Essa relação tem alcançado, praticamente, todo o território maranhense nessa modalidade de execuções diretas de ações, de realização de convênios para que as prefeituras executem essas ações e também atendimentos das emendas parlamentares de nossos deputados estaduais”, pontuou Jerry.

Em São Luís, Márcio Jerry destacou conjuntos de obras de urbanização que estão sendo concluídas na Ponta do São Francisco e as margens da Avenida Jackson Lago, antiga Avenida IV Centenário, na região dos bairros Liberdade, Camboa e Fé em Deus.

“Aqui em São Luís temos ações muito importantes nos bairros da cidade com a construção de praças, pavimentação de ruas. Nós temos a conclusão de um conjunto importantíssimo de ações nas margens do Rio Anil, do PAC Rio Anil, com delegacia, creche, pista de skate, escola, Policlínica do Idoso, praça; enfim, um conjunto imenso de ações que temos conduzido para que tenhamos o mais breve possível a conclusão destas obras”, enfatizou.

O secretário destacou também as ações realizadas na Ponta do São Francisco. “No São Francisco temos o PAC São Francisco, onde já foi construído um conjunto habitacional, entregue recentemente uma praça e vamos entregar outra praça agora. Temos também uma Clínica Odontológica do programa Sorrir, no âmbito da intervenção urbanística na Ponta do São Francisco. Então, destaco essas duas, mas tem outras tantas em diversos bairros da cidade”.

O governo, por intermédio da Secid, está avançando com o programa de construção e revitalização de praças e espaços públicos. Na última semana, o secretário participou de uma extensa agenda de entrega de obras, em São Luís. Foi assinada a ordem de serviço para a construção da Praça da Família na Vila Palmeira, no antigo parque folclórico, e para a urbanização da orla marítima da Praia do Bonfim, na área Itaqui-Bacanga, além da inauguração do Centro Desportivo e Cultural do Coroado. Desde o mês de maio deste ano, já foram mais de 12 praças entregues na capital.

“Somente nos últimos 60 dias, entregamos 12 praças nos bairros de São Luís. Temos quadras poliesportivas, estamos reformando mercados. Não só aqui em São Luís como também em Paço do Lumiar, Ribamar, Raposa. As ações aqui na Ilha têm sido intensas por parte da Secid e de outras secretarias do governo com forte presença como a Sinfra, AGEM, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Gestão Penitenciária e Governo”, concluiu.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!