CORONAVÍRUS

Novas medidas reforçam notificação de casos da Covid-19 nos municípios do interior

Com o intuito de fortalecer o combate ao novo coronavírus (Covid-19) no interior do Maranhão, a Secretaria de Estado da… [ ]

19 de maio de 2020

Com o intuito de fortalecer o combate ao novo coronavírus (Covid-19) no interior do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu os gestores das 18 Regionais de Saúde para reforçar a importância da notificação dos casos de Covid-19 nos municípios do interior. Além de fundamentar as ações de enfrentamento à pandemia, a notificação favorece a transparência na divulgação dos dados relacionados ao avanço da doença no estado.

A reunião aconteceu por videoconferência e contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do assessor especial e coordenador do Planejamento Regional Integrado (PRI), Allan Patrício. O encontro orientou as regionais a fortalecerem a interação com os municípios maranhenses, que já receberam mais de 100 mil testes rápidos.

“As ações em saúde precisam funcionar de forma alinhada, por isso convocamos os nossos gestores de saúde para esta reunião com o objetivo de estreitar o diálogo com os municípios. Dessa maneira, queremos aumentar a precisão da coleta de dados, independentemente de serem positivos ou negativos, melhorando assim a nossa transparência e conduzindo a adoção de novas estratégias”, disse Carlos Lula.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, o Maranhão contabiliza mais de 25 mil testes realizados para diagnóstico da doença. Com o resultado dos testes, os municípios subsidiam dados que serão repassados para o Estado e posteriormente inseridos no sistema do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), setor responsável pelos dados epidemiológicos do Covid-19.

Conforme os testes são realizados, mais casos positivos e negativos são identificados, auxiliando o Estado na divulgação dos dados em nível local e nacional. A reunião serviu também para que os gestores das Regionais de Saúde reforcem o diálogo com os municípios, resultando em maior clareza de informações que poderão ser consultadas pela população depois de divulgadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!