SAÚDE

Obras de ampliação do Hospital Aquiles Lisboa seguem em ritmo acelerado

Seguem em ritmo acelerado as obras de expansão do Hospital Aquiles Lisboa em São Luís. Com o investimento, serão mais… [ ]

15 de novembro de 2020

Seguem em ritmo acelerado as obras de expansão do Hospital Aquiles Lisboa em São Luís. Com o investimento, serão mais 50 leitos para atender a demanda da região Itaqui-Bacanga. Com 70% dos serviços concluídos, a obra faz parte do pacote de ações anunciado pelo Governo do Maranhão para a expansão da rede estadual de saúde, que com a chegada do período chuvoso, está se preparando para o aumento dos casos de síndromes gripais ou qualquer outro cenário epidemiológico.

“Com o início do período chuvoso no estado, os casos de síndromes gripais tendem a aumentar. Prevendo isso, já estamos nos mobilizando para ampliar a assistência com investimentos na nossa rede de saúde e, assim, garantir os cuidados à população para qualquer que seja o cenário que enfrentaremos nos próximos meses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para a diretora do Hospital Aquiles Lisboa (HAL), Nathália Araújo, os novos leitos irão fortalecer a assistência à saúde na região. “O Aquiles Lisboa cumpre um papel muito importante não só nesta área, sendo referência no estado para o tratamento da hanseníase”, ressalta a gestora.

A obra na unidade é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov). Referência no tratamento da hanseníase no estado há mais de 80 anos, a unidade também atende outras especialidades, como clínico geral, neurologia, endocrinologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, reumatologia, dermatologia, urologia, pediatria, nutrição, psicologia e fonoaudiologia. Oferecendo serviços e exames de Raio-X, imunização, inaloterapia, planejamento familiar, dentre outros.

Novas unidades

O Governo do Maranhão realiza mais investimentos na rede estadual de saúde do Maranhão, como a ampliação do Hospital Raimundo Lima. Instalado em uma área anexa ao Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, o Hospital Dr. Raimundo Lima que já é referência no combate ao coronavírus ganhará um novo centro cirúrgico.

Além do Dr. Raimundo Lima, o Hospital Dr. Genésio Rego, na Vila Palmeira, está sendo transformado no Hospital de Doenças Infectoparasitárias Genésio Rêgo e Instituto Maranhense de Infectologia, para reforçar a pesquisa na área. A unidade já havia sido expandida para tratamento de pacientes com a Covid-19.

Com os investimentos, o município de Açailândia também contará com uma Policlínica e outros equipamentos de saúde. Na cidade, o governo prepara a instalação definitiva da UTI que foi utilizada no Hospital de Campanha.

Os investimentos também incluem, as obras do Hospital de Pedreiras; a ampliação da UTI no Hospital Regional de Barreirinhas; e as obras da Maternidade de Paço do Lumiar.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!