CORONAVÍRUS

Obras de ampliação no Hospital Aquiles Lisboa e Policlínica de Açailândia avançam

O Governo do Estado segue avançando na ampliação da rede de assistência à saúde da população maranhense e no combate… [ ]

31 de janeiro de 2021

O Governo do Estado segue avançando na ampliação da rede de assistência à saúde da população maranhense e no combate à pandemia no estado. Em fase de finalização, estão as obras do Hospital Aquiles Lisboa, que receberá 50 novos leitos, e da Policlínica de Açailândia, que oferecerá assistência especializada em urologia, dermatologia, cardiologia, pediatria, ultrassonografia, entre outras, para o município e região.

“Seguimos fortalecendo a estrutura da rede estadual para melhor atender os usuários dos serviços públicos de saúde. Estamos enfrentando uma pandemia, e muitos dos investimentos do poder público estadual estão voltados para que vidas sejam salvas. Esses novos leitos e nova unidade, além de fortalecerem esse combate, ficarão como legado para a Saúde do Maranhão”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Referência para tratamento de pacientes diagnosticados com hanseníase, as obras no Hospital Aquiles Lisboa já estão com toda a rede de gases finalizada, assim como a área onde ficarão as caixas d’água, também já foram concluídas pintura, fiação elétrica, instalação das macas, placas de identificação dos setores e refrigeração. Ainda serão instalados os cilindros de oxigênio, finalização do abrigo do gerador e a sua instalação.

Na Policlínica de Açailândia, o ritmo também segue acelerado. Já foram concluídos os serviços de pintura, instalação das placas de identificação e montagem das portas. Todos os demais aspectos estruturais como parte elétrica, gás, parte hidráulica e mobília estão finalizados.

Assim que iniciar os serviços, o espaço irá ofertar especialidades como mastologia com biópsia, urologia com anátomo (diagnóstico via exame macroscópico), dermatologia, otorrinolaringologia, cardiologia e oftalmologia com exames de rotina. Além destes, a unidade vai garantir suporte em proctologia, nefrologia para doentes renais crônicos em estágio 4 e 5, bem como obstetrícia (pré-natal de alto risco) e pediatria (alto risco).

No quesito apoio ao diagnóstico, a unidade de atendimento ambulatorial disponibilizará ainda exames de radiologia, eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, M.A.P.A, incluindo endoscopia, análise clínica, ultrassonografia e mamografia.

Em todo o estado, nove policlínicas já foram entregues. Só na capital, são cinco: Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária e Cohatrac. Também contam com policlínicas os municípios de Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte e Lago dos Rodrigues.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!