CORONAVÍRUS

Órgãos da Prefeitura de São Luís prestam apoio à Polícia Militar do Maranhão em ações de fiscalização de comércio não essencial

A Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal, corporação ligada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc),… [ ]

17 de abril de 2020

A Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal, corporação ligada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), e a Vigilância Sanitária do Município, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em apoio à Polícia Militar do Maranhão (PMMA), está realizando fiscalização conjunta em diversos estabelecimentos da capital maranhense com o objetivo de fazer cumprir decretos municipais e estaduais, que preveem o fechamento de serviços não essenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade.

Tanto decretos estadual como o municipal orienta o isolamento social e o funcionamento apenas dos serviços essenciais. As medidas visam evitar aglomerações de pessoas, o que pode aumentar a propagação do vírus e infectar pessoas, causando um colapso na saúde pública.

Durante as abordagens, a Guarda Municipal,  Polícia Militar e agentes da Vigilância Sanitária, percorrem as avenidas de maior movimentação do comércio na capital. A última ação, ocorrida na quarta-feira (15) esteve no bairro São Cristóvão, onde comerciantes de serviços não essenciais que estavam em funcionamento, tiveram que fechar as portas. “Essas medidas são para garantir a saúde pública, conforme decreto do prefeito Edivaldo Holanda Junior por conta da pandemia do novo coronavírus”, informa o secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

Os serviços não essenciais mais comuns encontrados funcionando em São Luís são salão de beleza, lojas de confecções e de eletrodomésticos. “Até o momento, não houve pessoas retidas, mas orientamos para que os comerciantes respeitem os decretos para evitar pagamentos de multas ou interdições” relata o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Antônio Fonseca.

Nas redes sociais oficiais da Prefeitura e do prefeito Edivaldo, sempre é reforçado o quanto é  importante para  a população permanecer em quarentena, em casa, evitando ajuntamento de um grande número de pessoas e ajudar na prevenção ao coronavírus que, pelo último boletim epidemiológico de São Luís, foram registrados mais de 580 casos de pessoas infectadas pelo vírus e mais de 30 óbitos.

OUTROS SERVIÇOS

A Guarda Municipal também tem atuado em outras frentes de combate e prevenção ao coronavírus, com apoio sistemático e logístico às demais secretarias municipais, com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, e à Secretaria Municipal de Saúde, na campanha de vacinação da gripe Influenza/H1N1.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!