ECONOMIA

Pequenos negócios geraram mais de 88% dos empregos com carteira assinada no Maranhão

Os pequenos negócios seguem garantindo a geração de empregos no Maranhão. O setor representa mais de 90% do universo empresarial… [ ]

10 de fevereiro de 2022

Os pequenos negócios seguem garantindo a geração de empregos no Maranhão. O setor representa mais de 90% do universo empresarial do estado e responde por 88% das vagas formais, ou seja, dos 42.702 empregos gerados no Maranhão em 2021, 37.579 foram assegurados pelas micro e pequenas empresas.

O levantamento foi realizado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc-MA), com base em informações do Novo Caged/Ministério da Economia.

As ocupações que estão no topo das mais buscadas pelas micro e pequenas empresas maranhenses em 2021 foram servente de obras, vendedor de comércio varejista e assistente administrativo.

Para o secretário interino da Seinc e também presidente da Jucema, Sérgio Sombra, as micro e pequenas empresas continuam sendo as grandes protagonistas da geração de empregos no Maranhão. “Apesar de todo cenário adverso que estamos enfrentando, o empreendedorismo tem ajudado as pessoas vencer esse período prologando de crise em virtude da pandemia da Covid-19. Dentro desse contexto, os pequenos negócios confirmam o quanto são vitais para a economia do país e do nosso estado. É por essa razão que é de extrema importância que tenhamos políticas públicas que incentivem e fortaleçam esse segmento”, ressaltou o gestor.

Iniciativas

Uma série de iniciativas do Governo do Estado, por meio da Seinc e da Jucema, tem colaborado para a melhoria do ambiente de negócios. Isenção de taxas para formalização de empresas, modernização dos processos a exemplo do Empresa Fácil e parcerias como a realizada com o projeto Cidade Empreendedora do Sebrae integram o portfólio de ações da gestão estadual em prol das empresas maranhenses, em especial das MPEs que são a grande maioria dos negócios no Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!