Prefeito Edivaldo amplia parceria com a Fundação Vale e Cedaps e reforça Atenção Básica de Saúde

O prefeito Edivaldo ampliou o termo de cooperação com a Fundação Vale, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e a Faculdade Estácio para o fortalecimento à Atenção Básica em mais cinco unidades de saúde da capital, por meio da implementação e ampliação do projeto Ciclo Saúde. Os centros de saúde, localizados no distrito Itaqui-Bacanga, serão beneficiados com novos equipamentos, materiais, capacitação de pessoal e implantação de sistema informatizado que permite maior controle e gestão das unidades de saúde. Esta é a segunda fase do convênio, que iniciou ano passado e contemplou outras sete unidades de saúde na mesma região. A solenidade de assinatura de aditivo do termo de cooperação ocorreu nesta quarta-feira (16), no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

No ato, também foi realizada a cessão de equipamentos que serão utilizados pelas unidades contempladas na nova etapa do “Ciclo Saúde”, como oftalmoscópios, otoscópios, estetoscópios, cadeiras para coleta de sangue, aparelhos para aferição de pressão, equipamentos para coleta de exames, preventivos, balanças, sonar, entre outros instrumentos. As unidades receberão, ainda, computadores e televisores, entre outros itens.

“Com esse termo ampliamos os benefícios para outras unidades de saúde, atendendo um número ainda maior de pessoas. É uma parceria extremamente exitosa, que nos rende bons resultados na atenção à saúde primária. Com isso, avançamos no fortalecimento da rede básica em nosso município, o que para nós é uma prioridade de gestão”, afirmou Edivaldo. O gestor acrescentou ainda que a saúde tem recebido da Prefeitura investimentos substanciais, com reforma e melhoria de unidades de saúde e a ampliação da oferta de serviços na área.

As unidades de saúde do Gapara, Rio Grande, São Raimundo, Maracanã, Pedrinhas I e II, Coqueiro; e os centros de Saúde Yves Parga, Laura Vasconcelos, Ribamar Frazão, Vila Nova e Clodomir Pinheiro integram as contempladas nas duas fases da parceria e compõem as ações estratégicas do projeto “Ciclo Saúde”, iniciativa desenvolvida pela Fundação Vale com propósito de fortalecer o atendimento à Atenção Básica de Saúde em cidades que atua.

O ato de assinatura do documento contou com a presença do vice-prefeito Julio Pinheiro; do gerente de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira; do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho; do diretor geral da Estácio, Geraldo Siqueira; da coordenadora do projeto Ciclo Saúde Vale, Alice Natalize; da coordenadora de Pesquisa da Estácio, Susanne Ferreira; do representante da Cedaps, Gustavo Oliveira; do secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças; e da superintendente de Saúde Básica do município, Sabrina Araújo.

O gerente de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, destacou a assinatura do termo como uma ação de grande alcance social e que vem para consolidar ainda mais a parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Fundação Vale. “A primeira etapa do projeto teve um desempenho primoroso, sendo conduzido e executado na sua totalidade pela Prefeitura de São Luís, o que permitiu a realização desse segundo momento. A Vale se sente muito feliz em celebrar esta parceria com o município. Iniciamos o projeto beneficiando sete unidades e, agora, ampliaremos as ações para outras cinco, totalizando, assim, 12 centros de saúde básica com melhor estrutura de funcionamento e atendimento na capital”, observou Dorgival Pereira.

O vice-prefeito Julio Pinheiro pontuou os aspectos positivos da parceria em favor da saúde municipal. “Diante da crise vivenciada atualmente, com queda de receita, do Fundo de Participação dos Municípios e outros fundos de transferência financeira, parcerias como esta surgem como alternativas viáveis nesse grande esforço empreendido pela gestão do prefeito Edivaldo para qualificar o atendimento à saúde no município”, observou.

EQUIPAMENTOS

A nova etapa do convênio tem ainda como objetivo o desenvolvimento de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento instrumental da prática clínica adotado por equipes da Atenção Básica com foco na Estratégia Saúde da Família, nas unidades contempladas pela ação, e contribuir para a adoção de estratégias e metodologias em promoção da saúde. “São Luís é a primeira grande cidade a receber o projeto, o que tornava sua implementação um grande desafio para nós, porque, até então, a ação havia sido implantada apenas em cidades e comunidades pequenas. No entanto, tivemos excelentes resultados com o desenvolvimento do projeto aqui em São Luís, o que nos deixa ainda mais confiantes em iniciar essa nova etapa da ação”, observou a coordenadora do projeto “Ciclo Saúde”, Alice Natalize.

A cooperação técnica aditivada nesta quarta-feira (16) é pautada por duas frentes de ação definidas a partir de metas pactuadas com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus): capacitação, equipamentos e atividades técnicas em colaboração com a Secretaria de Saúde para aprimoramento das capacidades técnicas e ferramentais.

“Esta parceria representa um grande ganho para a população porque, além de proporcionar melhorias ao atendimento básico de saúde, estamos também empoderando a sociedade com as diversas capacitações que o convênio contempla, beneficiando, inclusive, as lideranças comunitárias da região para que exerçam o controle social e sejam ativos fiscalizadores dos recursos públicos. Com o projeto conseguimos um reforço muito positivo na melhoria do atendimento básico à saúde do município, pois as ações de prevenção desempenhadas nessas unidades básicas são cruciais para evitarmos os agravamentos de problemas no futuro”, afirmou o titular da Semus, Lula Fylho.

AVALIAÇÃO

A avaliação da evolução do projeto, assim como o alcance das metas pactuadas serão realizados em parceria com consultores, pesquisadores e alunos de mestrado de Saúde da Família da Faculdade Estácio. “Sem dúvida, uma parceria extremamente importante e que a nossa instituição tem grande satisfação em celebrar. Dessa forma conseguimos integrar as políticas públicas sociais em favor da população e devolver à comunidade aquilo que ela precisa”, explicou o diretor geral da Faculdade Estácio, Geraldo Siqueira.

As ações do projeto “Ciclo Saúde” já beneficiaram unidades de saúdes como Clodomir Pinheiro, São Raimundo e Vila Mauro Fecury II, no Anjo da Guarda, todas reformadas e melhoradas pela Prefeitura de São Luís, em parceria com a Vale.

3 thoughts on “Prefeito Edivaldo amplia parceria com a Fundação Vale e Cedaps e reforça Atenção Básica de Saúde

Deixe uma resposta