SÃO LUÍS

Prefeito Edivaldo vistoria obra de urbanização da Rua da Felicidade, no João Paulo

Gestor acompanhou os serviços que realiza na via, onde ocorre a cobertura completa do canal; ainda na manhã de sábado… [ ]

10 de agosto de 2020

Gestor acompanhou os serviços que realiza na via, onde ocorre a cobertura completa do canal; ainda na manhã de sábado o prefeito vistoriou as obras de pavimentação na Vila Maranhão“Confesso que ainda é difícil de acreditar que, finalmente, não vamos mais ter de acordar pela manhã, abrir a porta de casa e dar de cara com o canal aberto com lama e outras sujeiras”. O depoimento da aposentada Conceição Araújo, 64 anos, é retrato do que foi a realidade dela e de toda vizinhança desde a década de 1960, quando foi construído o canal de escoamento da Rua da Felicidade, no bairro João Paulo. Com a obra que está sendo executada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior no local a realidade será outra. O trabalho vai sanar problema histórico. Para ver de perto o andamento dos serviços que contemplam a cobertura de toda a extensão do canal, que tem mais de 400 metros, o gestor vistoriou a obra neste sábado (8). Ainda na manhã de sábado ele também acompanhou os trabalhos de pavimentação na Vila Maranhão.

As ações são frentes de trabalho do programa São Luís em Obras, que está oferecendo mais qualidade de vida à população ludovicense. “Estamos trabalhando com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores capital. Aqui no João Paulo, quando a obra for concluída, irá garantir mais saúde e segurança para todas as famílias que terão ainda mais acessibilidade. Já na Vila Maranhão, estamos levando pavimentação, serviço que o bairro recebe pela primeira vez em sua história”, pontuou o prefeito Edivaldo. Acompanharam o prefeito Edivaldo durante a vistoria a primeira-dama, Camila Holanda; o vice-prefeito, Julio Pinheiro; e os secretários de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, e de Governo, Pablo Rebouças.

Na obra da Rua da Felicidade os operários já cobriram alguns trechos da vala e seguem trabalhando em ritmo acelerado para concluir a intervenção nas próximas semanas. A Rua da Felicidade também vai receber outras ações de urbanização após a conclusão da cobertura do canal. Está previsto que seja realizada a pavimentação da via, com bloquetes, que deixará de ser cortada pela vala, além de serviços como a construção de meio-fio e sarjetas. Tudo isso será possível por causa do projeto em desenvolvimento, que contempla a construção de paredes internas nas laterais do canal para instalação da estrutura de aço, que dá pleno suporte para as placas que estão sendo utilizadas na cobertura, de maior vida útil.

MELHORIAS

Simultaneamente à obra de cobertura do canal, as equipes da Prefeitura de São Luís também está realizando a desobstrução de galerias da rua, pois se trata de outro ponto de reclamação dos moradores, sobretudo no período chuvoso, quando os alagamentos são recorrentes. “Além disso, vamos solucionar uma questão de saúde pública de décadas, dando mais qualidade de vida aos moradores e proporcionando a cada um deles o uso da rua, de fato, pois com o canal a céu aberto a população local não tinha essa possibilidade”, destacou o titular da Semosp, Antonio Araújo, ressaltando que a vala era um foco iminente de proliferação de doenças.

“São décadas de espera, a gente nem acreditava mais que um dia essa obra fosse acontecer. Durante todo esse tempo, não foi fácil conviver com toda a sujeira e os perigos que ele nos ofereceu, de adoecer ou mesmo sofrer algum acidente, como já aconteceu, infelizmente. Espero que seja concluída logo e que a gente possa viver com mais conforto, porque não temos sossego nem na hora das refeições, por causa do cheiro forte que se espalha pelo ar”, contou a dona de casa Geralda Pantaleão, 58, que mora na Rua da Felicidade há cerca de três décadas e tem de conviver com a situação de insalubridade.

MAIS VISTORIAS

Ainda na manhã deste sábado, o prefeito Edivaldo aproveitou para acompanhar o andamento das obras de urbanização na Vila Maranhão, onde os moradores estão recebendo pavimentação pela primeira vez na história. Na comunidade, dezenas de ruas serão asfaltadas, totalizando cerca de 7 km em toda a região. Atualmente, as equipes do São Luís em Obras estão trabalhando na terraplanagem para posterior implantação do asfalto, que se dará em breve.

De acordo com a merendeira Joaquina Santos, 42, a urbanização do bairro é uma demanda histórica dos moradores que sofrem com a falta de infraestrutura, principalmente durante o período chuvoso. “Estamos muito felizes porque, pela primeira vez, um prefeito enxergou as nossas necessidades e está trabalhando para suprir cada uma delas. Tenho certeza que a minha vida e de todos os vizinhos vai mudar para melhor quando essa obra for concluída. Não teremos mais que nos preocupar com o lamaçal que costumávamos enfrentar durante as chuvas”, destacou.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, como a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Além da Rua da Felicidade, no João Paulo, a Prefeitura está realizando a cobertura de galeria em outros pontos da cidade, como a Vila Sésamo, no bairro Liberdade. Além disso, estão sendo realizados serviços de drenagem profunda e superficial, que serão seguidas de pavimentação e outras melhorias, em regiões estratégicas como Jardim São Cristóvão, Divinéia, Santa Bárbara e também na área Itaqui-Bacanga, além de localidades da zona rural como Tibiri, Tiribirizinho e Rio do Meio; Recanto Verde e Vila Itamar; Vila Sarney, Vila Industrial e Vila Nova República.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!