Prefeitura comemora Semana do Idoso com programação cultural

Foi realizado na terça-feira (26), no Terminal de Integração do Distrito Industrial, na BR-135, uma panfletagem alertando a população para… [ ]

27 de setembro de 2017

Foi realizado na terça-feira (26), no Terminal de Integração do Distrito Industrial, na BR-135, uma panfletagem alertando a população para o direito dos idosos. Em seguida, o grupo Cacuriá da Melhor Idade, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Estiva fez uma apresentação. As ações integram a programação da Semana do Idoso, uma realização da Prefeitura de São Luís, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Estão previstas cerca de 50 atividades nos equipamentos sociais que se estenderão durante todo o mês.

Além da panfletagem, estão previstas palestras, rodas de conversas, atividades recreativas, oficinas, bailes e ações preventivas de saúde. O público de idosos é atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e instituições conveniadas. Mais de mil idosos, divididos em 43 grupos participam de atividades recreativas, esportivas, culturais, palestras e oficinas socioeducativas e de artesanato durante todo ano.

“A programação segue uma orientação do prefeito Edivaldo em ofertar a esse público acesso aos serviços da rede socioassistencial, assim como bens culturais e sociais. Além das ações desenvolvidas nos Cras, nós temos uma rede conveniada que nos auxilia a qualificar ainda mais o atendimento aos idosos”, disse a titular da Semcas, Andréia Lauande.

A pensionista Ildenê Almeida, 67 anos, que participa das atividades do Cras Estiva há quatro anos, afirma que sua vida passou por uma transformação e até sua saúde melhorou. “Antes vivia cuidando de casa, recolhida e doente. Era problema na coluna, coração, mas agora eu estou muito melhor, quase não sinto nada. Hoje tenho alegria, encontro minhas amigas. Fico esperando o dia das atividades, dos passeios”, comemorou Ildenê Almeida.

Em São Luís, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é desenvolvido nos equipamentos sociais da Semcas, com atividades no contraturno escolar nas áreas referenciadas de Cras, Casa do Bairro, Centro de Convivência da Vila Luizão e Circo Escola e compreende atendimento a quatro grupos por faixa etária: crianças até 6 anos; crianças de 6 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; e idosos.

O serviço busca ainda fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes; possuindo caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação dos direitos, como forma de enfrentamento para a vulnerabilidade social. As atividades são desenvolvidas de forma direta por meio dos Cras e demais equipamentos sociais e indireta por de cerca de 50 instituições conveniadas com a Semcas, que atuam nas comunidades.

A ação desta terça-feira (26), pelo Cras Estiva, foi realizada em parceria com o Consórcio da SIT, União de Moradores de Pedrinhas, União de Moradores da Estiva e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

PROGRAMAÇÃO

27/9 17h – 8h e 16h – recreação e piquenique – Reserva do Itapiracó – Passeio ecológico
28/9 14h – Palestra: Terceira Idade; aulão de atividades físicas; serviços de saúde: glicemia e aferição de pressão, encerrando com aula dançante – Salão Paroquial da Igreja São José Operário do Bonfim. *Atividades conjuntas entre o CRAS Vila Bacanga e Vila Nova Vila Bacanga
1/10 – 7h30 – Caminhada – Concentração Igreja da Sé

 

De Agência São Luís

3 Comentários

  1. valter disse:

    que linda ação, os idosos merecem todas essas atividades que estão sendo realizadas

  2. Bruna disse:

    Parabéns aos idosos.

  3. samyra disse:

    os idosos mecerem todas as homenagens

Deixe o seu comentário!