OBRAS

Prefeitura de São Luís conclui cravação de estacas na ponte do Fumacê e avança com concretagem no Recanto Verde

No Fumacê, estão sendo instaladas sob a ponte tubulações duplas para drenagem; no Recanto Verde as equipes fazem a cravação… [ ]

22 de julho de 2020

No Fumacê, estão sendo instaladas sob a ponte tubulações duplas para drenagem; no Recanto Verde as equipes fazem a cravação de estacas de concreto armado, enquanto avançam na concretagem das demais estruturas; com as obras prefeito Edivaldo garante mais mobilidade e qualidade de vida para população

A Prefeitura de São Luís está intensificando os trabalhos de construção de pontes de concreto nos bairros Fumacê e Recanto Verde, localizados em dois polos populacionais estratégicos da capital, respectivamente, a área Itaqui-Bacanga e a zona rural. Estas ações fazem parte do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, com centenas de frentes de intervenção urbanística, como asfaltamento, implantação de drenagem profunda, construção de praças e mercado públicos, entre outras ações.

“A construção de pontes vai promover integração entre bairros e facilitar a mobilidade das pessoas e de veículos em locais estratégicos, onde, antes, haviam passagens improvisadas pela comunidade, sob constante risco de alagamentos em períodos de chuva”, destacou o prefeito Edivaldo, ressaltando ainda que sua gestão trabalha na construção de outra ponte, sendo esta a Ponte do Baixão, na região do São Cristóvão.

No Fumacê as equipes da Prefeitura já concluíram o trabalho de cravação de estacas e, nesta semana, estão sendo instaladas tubulações duplas para drenagem, feitas de concreto armado, sob a ponte, permitindo a passagem do riacho que cruza o bairro. No recanto Verde, além da cravação de estacas, outra frente de trabalho em operação é a construção das armações de aço para concretagem das estruturas.

A ponte do Recanto Verde, ligando o bairro à Vila Itamar, duas localidades importantes da zona rural de São Luís, ao longo da rodovia BR-135, vai sanar um problema histórico daquela região, pois os dois bairros são separados por um córrego, um problema que se agrava com a chuva, pois é grande o fluxo da enxurrada na região, que faz transbordar o curso d’água constantemente.

Da mesma forma, no bairro Fumacê, localizado na área Itaqui-Bacanga, a Prefeitura está construindo uma ponte de concreto, além de obras de drenagem profunda, atendendo a demandas antigas da comunidade, promovendo a mobilidade e acessibilidade.

FUMACÊ

Na região do Fumacê, a Prefeitura está com várias frentes de trabalho simultaneamente. Uma das ações é a construção da ponte interligando o bairro ao Anjo da Guarda, no cruzamento da Rua Dr. Salomão com a Avenida Polinésia, na área Itaqui-Bacanga. A estrutura terá 10 metros de extensão, feita em concreto armado, substituindo a armação precária, feita de madeira, que era utilizada pela população.

Lembrando que, nas últimas semanas, os trabalhos foram direcionados para a limpeza e desobstrução do riacho e aterramento das cabeceiras, preparando o local para a cravação das estacas, etapa já concluída. Está prevista ainda a pavimentação de 4 km de ruas no bairro.

Além disso, a Prefeitura está implantando um sistema de drenagem profunda, associado à construção da ponte. “A gente vê a cada dia o pessoal trabalhando na obra, construindo a ponte, a galeria e tudo mais. Espero que termine logo esta obra, pois esta é uma área que sofre muito com a chuva. Tem moradores que já tiveram as casas invadidas pela enxurrada, perderam móveis, geladeiras e outros bens”, comentou Ana Paula Campos Nascimento, que mora há 10 anos na Avenida do Vaticano, no Fumacê.

O canal que está sendo construído na Avenida do Vaticano já está com obras avançadas. Trata-se de uma galeria dupla, feita de paredes de alvenaria de blocos de concreto, reforçadas com vigas de concreto e armações de aço.

Vale ressaltar que, ainda no bairro Fumacê, a Prefeitura está executando outra obra importante, que visa à urbanização do canal da Rua do Grêmio. A frente de trabalho foi aberta há poucos dias e já está com serviços adiantados, com a conclusão do piso de um dos segmentos da galeria e, nesta semana, os trabalhos se direcionarão para o escoramento das paredes laterais e a construção das estruturas de alvenaria, para que a galeria seja coberta com placas de concreto armado.

“Eu acho muito bom todos estes trabalhos que a Prefeitura está fazendo em nosso bairro. O prefeito Edivaldo tem olhado para esta região e já não vemos a hora de termos uma rua decente, com esta vala coberta e com jeito de rua de verdade”, comentou Maria Consuelo Melo Gama, de 64 anos de idade e moradora do bairro há mais de 20 anos.

RECANTO VERDE

No local de construção da ponte entre os bairros Recanto Verde e Vila Itamar, as equipes da Prefeitura seguem duas frentes de trabalho distintas, executando, simultaneamente, a cravação de estacas de concreto armado no lado em que ficará a cabeceira de acesso à Rua Tancredo Neves, na Vila Itamar, enquanto avançam na concretagem das demais estruturas.

Além da cravação de estacas, outra frente de trabalho em operação é a construção das armações de aço para concretagem da viga de cabeceira, que fica no lado de acesso ao Recanto Verde. No ponto central da estrutura, já está pronta a concretagem do bloco de sustentação da ponte.

Depois de pronta, a ponte vai servir para transpor um afluente do Rio da Prata. A estrutura está sendo construída em concreto armado e terá 36 metros de extensão e 10,5 metros de largura, com passeio para pedestre nos dois sentidos e drenagem pluvial. O projeto prevê ainda asfaltamento de vias e outras melhorias na região.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!