OBRAS

Prefeitura de São Luís conclui mais uma etapa da drenagem profunda no bairro Olho d’Água e avança com serviços em outros bairros da capital

Implantação de tubulação de concreto armado está sendo finalizada e nos próximos dias será iniciada a fase de terraplanagem e… [ ]

16 de junho de 2020

Implantação de tubulação de concreto armado está sendo finalizada e nos próximos dias será iniciada a fase de terraplanagem e posterior pavimentação; bairros como Divineia e Santa Bárbara também recebem serviços de drenagem da gestão do prefeito Edivaldo

A Prefeitura de São Luís segue intensificando os trabalhos nas frentes de obras de drenagem pela cidade. Uma das ações que está em fase avançada é a drenagem profunda realizada na Avenida Rio Claro, localizada no bairro Olho d’Água. No local, está sendo concluída a implantação de 600 metros de tubulação de concreto armado, interseccionado por caixas de ligação e de manutenção (poços de visita) e, nos próximos dias, deve ser iniciada a terraplanagem para que, posteriormente, seja realizada a pavimentação. Estas ações integram o programa São Luís em obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e que tem se consolidado como o maior pacote de ações estruturantes das últimas décadas. Bairros como Divineia, Santa Bárbara, Tibiri e São Cristóvão também recebem obras de drenagem profunda.

“Estamos realizando obras grandiosas em São Luís, muitas delas estruturantes, como é o caso as drenagens profundas que estamos fazendo no Olho d’Água, Divineia, Santa Bárbara, Tibiri e outros locais nos quais as comunidades esperavam pelas intervenções há muitos anos. Assim, promovemos qualidade de vida e solucionamos de forma definitiva problemas como alagamentos durante os períodos de chuvas levando tranquilidade e qualidade de vida para os moradores destas áreas”, disse o prefeito Edivaldo.

Estas ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Na Avenida Rio Claro, a obra integra a implantação de uma linha principal de tubulações de concreto armado de 1,20m de diâmetro e ramificações em tubos concretados de dimensões menores, bem como a construção de poços de visita, que são caixas de alvenaria, construídas de blocos de concreto e que servem para ligar as tubulações e para possibilitar manutenção. Também estão sendo construídos dezenas de bueiros e bocas de lobos, complementando o serviço, que antecede a pavimentação.

OUTRAS FRENTES DE DRENAGEM 

Uma das frentes de drenagem mais importantes do programa São Luís em Obras fica na região do bairro Santa Bárbara, onde estão sendo construídas cerca de 12 km de drenagem profunda e mais de 20 km de asfaltamento.

Destaque para os serviços na Rua São Jerônimo, onde já foram construídos bueiros duplos (medindo 1,80m x 2,00m cada); finalizados 740 unidades de aduelas (galerias) de 2,50m x 1,80m; sete poços de visita, seis bocas de lobo dupla (BLD) e mais 80m de calçada e passeio.

Na Rua São Jerônimo também está sendo implantada drenagem auxiliar por tubos de Polietileno de Alta Densidade. São 70 unidades de 1.050mm de diâmetro e mais oito unidades de 750mm de diâmetro, além de nove poços de visita e 10 bocas de lobo dupla (BLD).

Na Rua São Raimundo, já foi executada a implantação de 75 unidades de tubulação de Polietileno de Alta Densidade de 70mm de diâmetro, 19 poços de visita e 19 bocas de lobo dupla. Na Rua Bom Jesus, foi concluída a implantação de 22 unidades de tubulação de 1.050mm de diâmetro, dez poços de visita e dez bocas de lobo dupla.

Outra frente de trabalho no Santa Bárbara fica na Rua da Saudade, próximo ao cemitério do Cajupe, onde já foi concluído o dissipador, que é uma estrutura de alvenaria com cerca de 70 metros de extensão, feita de paredes de blocos de concreto e que vai ser interligada à rede de drenagem da região, distribuindo o fluxo pluvial para uma área desabitada, onde outrora foi um córrego.

Na Rua da Saudade, além do dissipador, foi concluída a construção de 58 metros de bueiro simples (2,50m x 2,50m), sete poços de visita, implantação de 20 unidades de tubulação de 1.050mm de diâmetro, 36 unidade de aduelas (galerias) de 2,50m x 2,50m, aterramento da área de lançamento e execução de três unidades de boca de lobo simples, entre outras ações.

DIVINEIA

As obras de drenagem no polo Divineia também avançaram. Os trabalhos estão concentrados na limpeza e retirada de material (aterramento) para circulação de pedestres na Travessa Teixeira. Na Avenida Argentina foi concluída a fixação do poço de visita número 25 e, no canteiro de obras, está sendo finalizada a concretagem de duas tampas de poços de visita (números 3 e 4) e foi concluída a concretagem de dois pré-moldados de boca de lobo, entre outros serviços.

As equipes da Prefeitura também estão trabalhando no reparo no canal de escoamento da área, isto é, na construção dos muros laterais, que são feitos de concreto armado, além da terraplanagem e limpeza das margens do canal.

A Divineia é um polo habitacional formado por dezenas de bairros como Sol e Mar, Vila Luizão, Chácara Brasil, Habitacional Turu e dezenas de condomínios de prédios que foram construídos nos últimos anos nesta área. No local, estão sendo implantados cerca de 11 km de drenagem profunda e mais 6 km de pavimentação.

O programa São Luís em Obras está executando serviços de drenagem profunda e superficial na Travessa Paulo VI, localizada no Ipem São Cristóvão; Tibiri e Rio Grande (ou Rio do Meio) na zona rural; e na Travessa da Rua 201 da Cidade Operária.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!