CIDADE

Prefeitura de São Luís inicia implantação do projeto paisagístico da Fonte do Bispo

O prefeito Edivaldo Holanda Junior segue em ritmo acelerado com as obras de urbanização da Fonte do Bispo. Ao mesmo… [ ]

7 de dezembro de 2020

O prefeito Edivaldo Holanda Junior segue em ritmo acelerado com as obras de urbanização da Fonte do Bispo. Ao mesmo tempo em que ocorrem as obras de infraestrutura do local como a construção dos quiosques, do terminal de transporte urbano e quadra poliesportiva, entre outros equipamentos que comporão o lugar, a Prefeitura de São Luís avança com as obras das praças que serão espaços de lazer e convivência. São nestes locais que a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), está iniciando a implantação do projeto paisagístico, com o plantio de cerca de 400 mudas, entre árvores e arbustos, além de gramado. Esta ações integram o programa São Luís em Obras, com o qual o prefeito Edivaldo está transformando a região em um dos mais bonitos pontos turísticos da capital e que será entregue até o fim deste mês.

“A Fonte do Bispo passou por muitos anos sob processo de degradação, com ocupações irregulares, condições precárias de higiene e de segurança. Em nossa gestão, tomamos a iniciativa de reconstruir totalmente o local, ampliando as áreas de convivência e de lazer, implantando um novo projeto paisagístico e arquitetônico, com acessibilidade e conforto, construindo um novo terminal de ônibus municipal, melhorando todos os acessos no entorno, enfim, estamos remodelando e modernizando toda a região, que vai se tornar um dos mais bonitos cartões-postais de São Luís”, enfatizou o prefeito Edivaldo.

Em toda a área da Fonte do Bispo as equipes da Prefeitura catalogaram centenas de árvores, das quais serão preservadas 202, pois houve a remoção de algumas unidades originais, realizada mediante laudo fitossanitário. Com o novo projeto paisagístico serão plantadas mais 223 novas unidades, resultando em um total de 425 plantas. Entre as espécies plantadas há variações de palmeiras (como babaçu e açaí), pata-de-vaca, pitomba, ipê do serrado, cajueiro, tamboril, mulungu, jenipapo e jucá.

O projeto paisagístico prevê o plantio de centenas de árvores e arbustos em todo o perímetro da Fonte do Bispo. No total, calcula-se uma área de 16 mil metros quadrados, um espaço que está sendo urbanizado com equipamentos de lazer, práticas esportivas, área de convivência, espaços para apresentações artísticas e recreação infantil, novos bancos, banheiros, lixeiras, piso tátil e outras adaptações para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. No espaço será instalada uma fonte luminosa.

“A obra da Fonte do Bispo está inserida nas ações de revitalização do Centro Histórico de São Luís, da Prefeitura em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que inclui também as reformas do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e edificações na Rua Portugal. Todos esses projetos são resultados do empenho do prefeito Edivaldo e de todo o corpo técnico administrativo da Sempe e de outras secretarias envolvidas. A obra em questão segue em ritmo acelerado, com várias frentes de trabalho visando o cumprimento do cronograma planejado. A revitalização da área conta também com forte trabalho socioambiental e resultará em mais um equipamento público devolvido a toda a comunidade ludovicense”, disse o secretário da Sempe, Roberto Sousa.

Ainda em referência às áreas de convivência e lazer, nota-se que o piso já foi executado em quase toda a área central das praças e também as estruturas de bancos de concreto, rampas de skate e as pequenas arquibancadas na praça central. Está sendo executado, ainda, o piso de concreto na porção da praça ao longo da Avenida Vitorino Freire e também próximo ao terminal rodoviário. Os canteiros estão sendo finalizados com terra fertilizada, prontas para receberem grama e plantas ornamentais. No local, os novos postes de iluminação estão em fase de instalação.

A nova fonte luminosa está em fase de construção. As equipes da Prefeitura já concluíram as fundações de concreto e alvenaria de tijolos. Também já foram instalados os eletrodutos e as tubulações hidráulicas. As armações de aço para formar as peças de concreto já estão sendo instaladas.

OUTRAS FRENTES

Uma importante frente de trabalho que está sendo intensificada é o novo terminal de transporte urbano, em construção onde era a rotatória de acesso à subida da Rua das Cajazeiras. A rotatória não existirá mais e, no local, as equipes da Prefeitura estão executando uma nova arquitetura de trânsito, com acessos mais rápidos, tanto para as Cajazeiras como para Avenida Vitorino Freire, em direção ao bairro da Areinha e Barragem do Bacanga.

Ainda em relação ao terminal, as equipes da Prefeitura estão finalizando as instalações das estruturas de metal das plataformas e está sendo iniciada a instalação do telhado, que é feito de placas confeccionadas em material termoacústico.

Os quiosques de apoio, no terminal, estão em fase avançada também, com as estruturas de alvenaria concluídas, tubulações instaladas e iniciada a fase de reboco das paredes internas na maioria das unidades. A previsão é de que se construa pelo menos 8 quiosques de apoio (cada um com 2 a 4 unidades comerciais, basicamente para lanches).

Em relação aos quiosques de lanches, os trabalhos também estão em fase adiantada, ao longo da Avenida Vitorino Freire, na área próximo onde se costuma montar, no período de Carnaval, a Passarela do Samba. As construções são padronizadas, em células duplas e também células quádruplas, de boxes construídos em alvenaria de blocos de cimento e laje de concreto para cobertura. Os próximos passos são as instalações elétricas e hidráulicas, reboco e acabamento.

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO

Todas estas obras somam-se a outras da área central de São Luís realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo por meio do programa São Luís em Obras, o maior programa de infraestrutura já executado na capital, abrangendo bairros da área central à zona rural.

Por meio do programa, já foram entregues na área central da cidade o Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e Estádio Municipal Nhozinho Santos, que passaram por reformas estruturais. Também já foi inaugurado a Escola Municipal de Música (Emmus) em casarão da Rua do Giz que foi totalmente recuperado, e o Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande), Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno.

Estão em execução as reformas do Largo de São João, Casarão da Rua do Giz, nº 445, e o Casarão da Rua da Palma, nº 195/205, para uso como habitação de interesse social, além de casarão na Rua Portugal para abrir órgãos da administração municipal.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!