CORONAVÍRUS

Prefeitura de São Luís interdita vias do entorno de agências bancárias para organizar o fluxo e diminuir aglomeração de pessoas

Medida engloba ações nas imediações das agências bancárias da Caixa Econômica Federal dos bairros João Paulo, São Cristóvão e Centro;… [ ]

2 de maio de 2020

Medida engloba ações nas imediações das agências bancárias da Caixa Econômica Federal dos bairros João Paulo, São Cristóvão e Centro; ação favorece o distanciamento social nas filas

A Prefeitura de São Luís tem realizado ações no sentido de diminuir o trânsito de pessoas e de veículos em pontos que mesmo diante do alerta para o cumprimento do isolamento social, ainda são locais de aglomeração de pessoas. A medida visa combater o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na capital maranhense, que tem registrado altos  índices da doença. Entre as ações estão a contenção de fluxo de veículos e restrição do uso de estacionamento nas áreas próximas às agências bancárias da Caixa Econômica Federal dos bairros João Paulo, São Cristóvão e Centro, em virtude do pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal, bem como a fiscalização dos comércios formais e informais  localizados no Centro da cidade, como Rua Grande e entorno. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de São Luís no combate à disseminação da pandemia na capital.

Neste sábado (2), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) promove ações que consiste em interditar, com cones e viaturas, as ruas próximas das agências bancárias, e também restringir o estacionamento de veículos nas proximidades, proporcionando, assim, maior espaço na região, o que favorece o distanciamento social nas filas de acesso às agências da Caixa.

A medida, segundo explicou o prefeito, é para que, sem o trânsito de veículos, essas áreas tenham mais espaço e as pessoas possam manter o distanciamento recomendado durante este período de pandemia.

As equipes de fiscalização foram posicionadas às 5h da manhã deste sábado (2), evitando, assim, maiores transtornos à população. “Estamos seguindo mais uma determinação do prefeito Edivaldo, que restringe o tráfego de veículos nas imediações das agências, para que os beneficiários do auxílio emergencial possam acessar as agências sem aglomerações”.

RUA GRANDE

Outro ponto da cidade que também tem recebido atenção da Prefeitura é a Rua Grande e entorno. Neste locais, a Prefeitura, por meio das Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Segurança com Cidadania (Semusc) e Trânsito e Transportes (SMTT), intensificou ainda mais a fiscalização nos comércio de serviços essenciais e não essenciais autorizados a funcionar e no comércio informal (vendedores ambulantes). A via foi bloqueada parcialmente na quinta-feira (30) em ação conjunta da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, conforme determinação do Governo do Estado.

Segundo o  secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, as ações seguem orientação do prefeito Edivaldo e são executadas diariamente. “Todos os dias, nossos guardas municipais estão a postos, dando cobertura às medidas de prevenção adotadas pela Prefeitura para evitar a contaminação da população pelo coronavírus”, assegura o gestor.

Além de apoio à ação de bloqueio da Rua Grande, efetivado por meio de cones, carros e presença da PM, no início, final  e vias transversais da rua principal do comércio na cidade, a Prefeitura de São Luís, por meio de seus agentes, está orientando que os vendedores ambulantes retirarem bancas ou barracas instaladas no local para evitar a aglomeração de pessoas e a consequente disseminação do novo coronavírus.

AÇÕES

A Prefeitura de São Luís vem realizando ainda outras ações de combate à disseminação da Covid-19, entre elas está a fiscalização da limpeza diária dos veículos do Sistema de Transportes Coletivo, especialmente nas áreas de contato dos passageiros como barras, portas, janelas etc. A limpeza, realizada pelos consórcios formados por empresas privadas, deve ser feita com água e sabão ou álcool em gel a 70%. Desde março, todos os ônibus da frota também estão circulando com ar-condicionado desligado e com as janelas abertas, para minimizar o risco de contágio.

Outra ação é a limpeza no interior nos cinco Terminais de Integração, apesar de que, desde o processo de licitação, estes espaços também estão estão sob a responsabilidade dos consórcios. A Prefeitura de São Luís determinou a lavagem e a desinfecção das plataformas e outras superfícies internas e também disponibilizou novas lixeiras que ajudam a evitar o descarte incorreto do lixo e auxiliam no asseio do ambiente.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!