CIDADE

Prefeitura de São Luis investe em espaços de lazer na Cidade Operária com a construção de praças e reforma de ciclovia

Um conjunto de 10 praças ao longo da ciclovia estão avançando e mais nove seguem em construção no bairro; serviços… [ ]

13 de agosto de 2020

Um conjunto de 10 praças ao longo da ciclovia estão avançando e mais nove seguem em construção no bairro; serviços integram o São Luís em Obras e vão levar mais qualidade de vida aos moradores do bairro que recebem ainda obras de pavimentação e drenagem

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), segue avançando com as obras de construção de 10 praças ao longo da ciclovia 104, na Cidade Operária, que também está sendo totalmente revitalizada. Mais um fruto do programa São Luís em Obras, colocado em prática pela Prefeitura, o conjunto de praças se dá em atendimento a uma demanda dos moradores da região, que vão ter onde praticar exercício físico, além de poder desfrutar de momentos de lazer com mais conforto e segurança assim que os espaços forem inaugurados, já nos próximos meses. Ainda no bairro, o gestor constrói ainda outras nove praças.

De acordo com o prefeito Edivaldo, a construção deste conjunto de praças tem por objetivo proporcionar mais lazer ao moradores, sem que eles tenham a necessidade de se deslocar para outras regiões da cidade. “Por meio do programa São Luís em Obras temos conseguido atender às demandas históricas da população e, sobretudo, proporcionar mais bem-estar aos ludovicenses. Ao longo da ciclovia 104 havia espaços inutilizados e que, por necessidade dos moradores da região, decidimos construir praças em cada um desses trechos. São 10 praças que vão permitir mais lazer e qualidade de vida a todo o bairro, sem que as pessoas precisem ir para outra região, para outros logradouros da capital”, disse o prefeito Edivaldo.

Além de cerca de 1km da ciclovia 104 que está sendo totalmente reestruturada e contará com pavimentação em bloquete, as 10 praças ao longo da via terão calçadão para os praticantes de caminhada e, em muitas delas, haverá equipamentos de ginásticas para quem prefere exercícios mais intensos e de movimentos alternados; alguns deles exclusivos para os idosos. Todo o conjunto também seguirá as normas universais de acessibilidade, com implantação de piso tátil e rampas de acesso, tanto nas laterais externas quanto internas das praças. Para as crianças, a Prefeitura de São Luís também pensou na construção de playgrounds, ou seja, na instalação de brinquedos como balanço e escorregador.

Todo o conjunto de praças será composto de uma área verde, com grama e árvores – além das que já existiam e foram mantidas durante o projeto de delimitação do terreno para a construção de ambos os espaços que, inclusive, já estão com o meio-fio construído e com o solo preparado para receber o piso de concreto nos próximos dias, após a conclusão da instalação do piso tátil – que se dá antes da estruturação do calçadão para que haja nivelamento perfeito entre os pisos normal e especial. Toda a fiação para a iluminação pública também já foi instalada e os postes já estão sendo implantados.

“A obra está em franca execução,  já passamos da fase de confecção do meio-fio, calçadas e agora nesta semana estamos na execução da concretagem das praças, além do posteamento. É importante que se diga, que toda a extensão da ciclovia será contemplada por nova iluminação toda em led,  o que além de tornar a via mais iluminada e bonita, também será mais econômica”, detalhou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

MELHORIAS

Para os moradores, a obra é tida como uma iniciativa bem-vinda. “Estou muito feliz que a Prefeitura de São Luís resolveu intervir por nosso bairro, no intuito de nos proporcionar mais qualidade de vida. Antigamente, esses espaços estavam abandonados, não tinham serventia nenhuma, e a ciclovia, então, não era respeitada por motoristas, que faziam dela uma rua como qualquer outra, oferecendo riscos a quem resolvia pedalar ou caminhar no fim da tarde, como é de costume”, pontuou a aposentada Maria das Dores Carvalho, de 57 anos.

Vizinha de Maria das Dores, Marilourdes Teixeira, de 60 anos, diz que se deparou, por muitas vezes, com carroceiros jogando lixo onde agora estão sendo construídas as praças. “A maioria dos moradores tentava preservar esses espaços, plantando alguma muda ou mesmo fazendo uma capina, até mesmo pra evitar qualquer tipo de inseto, mas sempre houve uma minoria para despejar lixo, como alguns carroceiros com quem me deparei algumas vezes”, lembra a funcionária pública. “Pedimos muito por essa obra, e agora, graças ao prefeito Edivaldo, ela está sendo realizada”.

SAIBA MAIS

Recentemente, a Prefeitura de São Luís inaugurou um conjunto de oito praças no bairro Vinhais. As praças contam com estrutura moderna e espaços otimizados para lazer e entretenimento. Os logradouros receberam mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e, também, projeto de paisagismo. Algumas contam com aparelhos de ginástica e playground. Além disso, os espaços têm piso táctil, rampa de acessibilidade e passaram a compor o bairro levando embelezamento para a região e, sobretudo, qualidade de vida e oportunidade de convivência e lazer entre as famílias.

No bairro Rio Anil, a Prefeitura de São Luís também entregou, no mês de julho, um conjunto com oito praças, que contempla um total de três academias de saúde; dois playgrounds; mobiliário urbano novo, como bancos e lixeiras; novo paisagismo com jardinagem; coreto com mesa de jogos; paradas de ônibus e área para caminhada. As praças foram construídas em locais em desuso, e que antes eram tidos como pontos de descarte de lixo.

Também foi entregue a Praça da Bíblia. A praça foi reconstruída pela Prefeitura que também executou serviço de requalificação de todo o entorno com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal. O objetivo da obra foi organizar e estruturar este espaço urbano, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas, também, por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com a melhoria da qualidade de vida e saúde pública.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!