CULTURA

Prefeitura de São Luís promove mais uma edição do programa Reviva Centro com atrações gratuitas neste fim de semana

Programação cultural deste final de semana inclui chorinho na sexta-feira (22), show de jazz no sábado (23) e recreação infantil… [ ]

21 de novembro de 2019

Programação cultural deste final de semana inclui chorinho na sexta-feira (22), show de jazz no sábado (23) e recreação infantil no domingo (24), no Complexo Deodoro, além da Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite

De sexta-feira a domingo, o Centro Histórico recebe várias atrações culturais do programa Reviva Centro, uma iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior que estimula a revitalização da área central da cidade por meio de ocupações artísticas. As atrações, todas gratuitas e voltadas para todas as idades, ocupam o Complexo Deodoro, Praça da Mãe d’Água e Benedito Leite durante os fins de semana e nesta sexta (22), sábado (23)  e domingo (24), não será diferente.

O fim de semana inicia com a apresentação de chorinho do grupo Choro da Tralha, na sexta-feira (22), às 18h, na Praça da Mãe d’Água. No sábado (23), às 17h30, no Complexo Deodoro, é a vez da banda Dher Quarteto Jazz apresentar um repertório de jazz e blues. O domingo (24) tem  recreação infantil no Complexo Deodoro a partir das 17h. Estes eventos integram o Arte na Praça, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A programação do Reviva contempla ainda tradicional Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, das 8h às 15h de domingo (24), com execução da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

“A cada final de semana novas pessoas vêm acompanhar a programação cultural do Arte na Praça. O programa é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo para fomentar atividades culturais gratuitas e incentivar os artistas locais. Venha você também aproveitar! ”, convida o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Sexta-feira é dia de chorinho na Praça da Mãe D’água e a apresentação desta vez é por conta do grupo Choro da Tralha, que reúne os amigos Ronaldo Rodrigues no bandolim, João Eudes no violão sete cordas, João Neto na flauta, Gabriela Flor no pandeiro e Gustavo Belan no cavaquinho. O grupo começou a se apresentar aos domingos na Feira da Tralha, misto de sebo e bar instalado no Edifício Colonial, na Rua Godofredo Viana, nas imediações do Teatro Arthur Azevedo, no Centro.

Ronaldo Rodrigues, João Eudes e João Neto constam da galeria da Chorografia do Maranhão, que compila 52 entrevistas com instrumentistas de Choro nascidos ou radicados no Maranhão, livro de Ricarte Almeida Santos, Rivânio Almeida Santos e Zema Ribeiro. O repertório do grupo traz nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Honorino Lopes e muitos outros.

Dher Quarteto é uma banda formada em 2017 por companheiros da vida musical ludovicense, que se apresentam neste sábado (23), às 17h30, no Complexo Deodoro. O grupo teve origem a partir de um convite do contrabaixista Ramon Adler para participar de um recital na Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem). Além de Ramon, a banda é formada por Fernando Hellboy Moreira na bateria, Daniel Azevedo na guitarra e Eliny Sousa como vocalista.

Desde então, o grupo manteve sua formação com fortes influências do jazz, fusion, funk e rock, em que cada integrante agrega seus conhecimentos e influências. A proposta do grupo é trazer uma apresentação envolvente e dinâmica, com um repertório nacional e internacional inspirado em referências como Chick Corea, Ed Motta, Steve Wonder, Aretha Franklin, Amy Winehouse, entre outros.

A criançada vai curtir show com os palhaços Acerola e Carambola e os Minions no domingo (24), às 17h, no Complexo Deodoro. A apresentação inclui brincadeiras, gincana, trava-língua, esquetes de circo e músicas infantis. Os palhaços já estão no mercado há mais de 20 anos, com atuação em aniversários, creches, hospitais e escolas.

FEIRINHA

Ponto de encontro de família e amigos, a Feirinha São Luís foi criada pela gestão do prefeito Edivaldo e ocorre na Praça Benedito Leite todos os domingos, das 8h às 15h. A Feirinha São Luís incentiva o consumo e o comércio de produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar rural e ainda abre espaço para artesanato, gastronomia e apresentações culturais.

Segundo dados da Polícia Militar e também da coordenação da Feirinha, cerca de um milhão e duzentas mil pessoas passaram pela Praça Benedito Leite em mais de 120 edições do evento, o que  gera uma média de R$ 60 milhões em capital circulante, estimulando a economia local. Ao todo 122 pessoas têm permissão para comercializar produtos na Feirinha São Luís, nos setores agroecológico, artesanato, alimentação, food trucks, além dos pregoeiros.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!