URBANIZAÇÃO

Prefeitura de São Luís urbaniza canal da Rua da Felicidade e leva mais qualidade de vida aos moradores do João Paulo

Com a cobertura do canal de escoamento sanitário e pavimentação de vias do entorno, Prefeitura de São Luís promove saúde… [ ]

15 de julho de 2020

Com a cobertura do canal de escoamento sanitário e pavimentação de vias do entorno, Prefeitura de São Luís promove saúde e acessibilidade à comunidade que há décadas aguardava pela obra

A Prefeitura de São Luís está intensificando os trabalhos de urbanização do canal de escoamento sanitário da Rua da Felicidade, localizada no bairro João Paulo. A laje de concreto armado que cobrirá todos os 420 metros do canal, já está pronta em alguns trechos. Esta é mais uma das centenas de obras que Prefeitura está executando em toda a cidade por meio do programa São Luís em Obras, consolidado como o maior pacote de ações de infraestrutura da história da cidade. Depois de concluída a cobertura do canal, que era aguardada há décadas pelos moradores, proporcionará mais saúde e acessibilidade pois evitará que o esgoto escorra a céu aberto.

“Estamos atendendo a uma demanda histórica da comunidade do João Paulo, de famílias que convivem há anos com esta vala a céu aberto. O trabalho visa garantir a melhoria da infraestrutura do local e mais qualidade de vida para a população”, ressaltou o prefeito Edivaldo destacando ainda que com o São Luís em Obras a Prefeitura está com frentes de trabalho, simultâneas, em todas as regiões da cidade contemplando serviços de asfaltamento, drenagem profunda, construção de pontes, reforma de construção de mercados, praças entre outras frentes.

Assim que o trabalho de cobertura da galeria for concluído, será iniciada a etapa de urbanização da rua, com pavimentação e outros serviços como meio-feio e sarjetas. Vale lembrar que a Prefeitura, recentemente, deu início à pavimentação de 4 km de ruas do João Paulo.

Na Rua da Felicidade, que também é conhecida como Rua da Vala ou Rua da Malária, a execução da obra de infraestrutura é complexa, devido às chuvas ocasionais e também pelo constante curso do esgoto, o que obriga a manterem-se um serviço constante de bombeamento para baixar o nível do fluxo. Neste caso, o canal é parcialmente segmentado com barreiras improvisadas para realização da drenagem, para que as equipes da Prefeitura possam trabalhar na construção das paredes laterais e nas armações de aço para a instalação da laje.

“O canal da Rua da Felicidade será totalmente urbanizado, coberto, acabando com a insalubridade e proporcionando mais saúde para os moradores que não vão mais conviver com o esgoto. Por determinação do prefeito Edivaldo, o local também será desassoreado para melhorar a vazão. Além do canal, vamos fazer ainda a pavimentação de vias no local”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

MELHORIAS

Moradores destacam a importância do serviço de desobstrução e drenagem da galeria, concomitantemente à construção das lajes de concreto. “Moro nesta rua há 59 anos, desde que eu nasci. Quando chove, a enxurrada vem com muita força. Tem que ser um serviço muito bem feito”, observou Inaldo Mendes, que mantém uma oficina de serralheria no local. “Em dia de chuva a enxurrada às vezes chega a entrar na garagem da minha casa”, apontou Raimunda Gomes, que mora no local há 30 anos.

Desde o início da obra, as equipes da Prefeitura vêm realizando a limpeza e desobstrução do canal de escoamento sanitário. Para este trabalho, inicialmente, foram utilizadas máquinas retroescavadeiras para retirar do leito da galeria a lama e outros resíduos acumulados e também restos de móveis, lixo e todo tipo de material inservível que é jogado nas ruas e acaba obstruindo as galerias de esgoto e pluviais. Os serviços estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

SÃO LUÍS EM OBRAS

Por meio do programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com centenas de frentes de trabalho, como a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de drenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, entre outras, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Além da Rua da Felicidade, no João Paulo, a Prefeitura está realizando a cobertura de galeria em outros pontos da cidade, como a Vila Sésamo, no bairro Liberdade. Além disso, estão sendo realizados serviços de drenagem profunda e superficial, que serão seguidas de pavimentação e outras melhorias, em regiões estratégicas como Jardim São Cristóvão, Divinéia, Santa Bárbara e também na área Itaqui-Bacanga, além de localidades da zona rural como Tibiri, Tiribirizinho e Rio do Meio; Recanto Verde e Vila Itamar; Vila Sarney, Vila Industrial e Vila Nova República.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!