SAÚDE

Primeiro dia de testagem para Covid-19 no drive-thru recebe idosos e gestantes

Foi reiniciado nesta quarta-feira (20), em São Luís, o drive-thru de teste rápido para a Covid-19, disponibilizado pelo Governo do… [ ]

21 de janeiro de 2021

Foi reiniciado nesta quarta-feira (20), em São Luís, o drive-thru de teste rápido para a Covid-19, disponibilizado pelo Governo do Estado. O atendimento acontece no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau, para idosos e gestantes, das 8h às 16h.

“Usamos a estratégia em 2020, e estamos reiniciando em 2021. O objetivo principal ainda é o mesmo, que é a identificação do vírus. É um serviço que cumpre um papel diferenciado com a chegada da vacina. Será um longo período de vacinação e, por isso, precisamos continuar a identificar os casos, para que esse paciente receba assistência dentro da nossa rede pública para o controle da doença e isolamento”, explica o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

Foram disponibilizadas três tendas, com a participação de 30 profissionais de saúde por dia. O público-alvo desta edição contempla idosos acima de 60 anos e gestantes. Pessoas que já testaram em drives anteriores não estão impedidas de testar novamente.

“No ano passado, alcançamos um público que era o que a gente esperava. Já são mais de 24 mil testagens. Esse ano não será diferente. É uma nova busca, uma nova pesquisa, para saber se a pessoa já teve contato com o vírus. Sabemos que dezembro foi um mês de aglomeração, de festas, e apesar de ser um público que está mais em casa no isolamento, podem estar tendo contato com pessoas que estão saindo de casa regularmente”, destacou a coordenadora do serviço, Lícia Dourado Trinta.

A dentista Jaqueline Lopes ficou sabendo do drive-thru pelas redes sociais e trouxe a mãe, dona Maria de Fátima Freitas, de 66 anos, para testar. “Eu vi a divulgação na internet que ia ter o teste rápido e vim trazer minha mãe, que é idosa, para testar. Ela teve contato há pouco tempo com meu pai, que teve Covid, e eu trouxe ela para ver se ela desenvolveu a doença ou não, se já tem anticorpos. Achei essa iniciativa do drive excelente para o controle epidemiológico da doença na cidade”, afirmou a dentista.

Para realizar o teste, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante ou exame.

O sistema de drive-thru foi ofertado à comunidade em três edições no ano passado: em setembro na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em São Luís. De acordo com levantamento, nas três edições, foram testadas 22.571 pessoas, sendo que 18.144 testaram negativo.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!