Professores do Iema são aprovados nos editais ‘Geração Ciência’ e ‘Juventude com Ciência’

Professores do Iema foram aproem dois editais importantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico… [ ]

4 de agosto de 2017

Professores do Iema foram aproem dois editais importantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema): o Juventude com Ciência e o Geração Ciência.

No total, sete professores foram aprovados no edital ‘Juventude com Ciência’, o que equivale a cerca de 50% do total de vagas. O edital é voltado para a extensão e os trabalhos serão desenvolvidos nos 30 municípios do Maranhão com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com a perspectiva de levar algumas ações para esses municípios. Já para o ‘Geração Ciência’ foram aprovados 17 professores do Instituto, propostas voltadas para a área de pesquisa.

“Nossos professores são permanentemente estimulados a elaborar projetos e concorrer nos editais da Fapema para que possam reforçar os vínculos entre ensino e pesquisas, assim desenvolver um trabalho de maior qualidade que eleve de fato a formação ministrada no Iema. A vitória dos professores nestes editais reflete todo um trabalho de equipe dedicado e concentrado voltado para o estímulo da pesquisa no âmbito do ensino médio de ensino integral”, enfatizou o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Jhonatan Almada.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Extensão, Dario Soares, os editais têm como objetivo principal dar mais oportunidades de cidadania, inclusão social e participação para os jovens maranhenses. “O compromisso das unidades plenas com a pesquisa é visível, pois os professores atenderam ao pedido, isso mostra claramente o trabalho de capacitação relativo a projetos e a elaboração de projetos. Estes resultados irão render bons frutos ao Iema, além do ensino, vai oferecer oportunidade de pesquisas aos alunos, apesar de sermos um instituto de ensino médio”, afirmou.

Professores aprovados 
Vinte e quatro professores foram aprovados nos editais. A professora de Química, Vanessa de Sousa, 33 anos, da unidade plena de Bacabeira, foi uma das contempladas no Geração com Ciência.  Ela contou que o Iema sempre incentiva os professores na elaboração de projetos, realizando pesquisas e demais atividades. “Somos incentivados a realizar as pesquisas constantemente. Então quando surgiu a oportunidade, logo decidi e elaborei a proposta, que tem como objetivo inserir a ciência na vida das meninas, das mulheres, pois esse universo ainda é muito masculino. As áreas de engenharia, física, química são monopolizadas pelos homens”, afirmou.

Professora de Geografia, Mirla Maria Oliveira, 39 anos, teve a proposta aprovada no Juventude com Ciência. Ela relatou que inicialmente a proposta do edital tinha como objetivo um trabalho que contribua de forma significativa para a melhoria dos indicadores sociais do Maranhão relacionados à saúde, educação e renda. “Como era um assunto da atualidade, dentro do conteúdo programático, então conversei com alguns alunos, li o edital e eles toparam participar. Minha proposta é para trazer benefícios para os municípios do Mais IDH na geração de renda, porque ela desperta a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, artesanato e empreendedorismo”, finalizou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!