EDUCAÇÃO

Projeto “Trilhos da Alfabetização” beneficiará milhares de crianças maranhenses

Cerca de 70 mil crianças maranhenses vão ganhar grandes aliados no processo de alfabetização. Nesta terça-feira (25), vai ser lançado… [ ]

23 de maio de 2021

Cerca de 70 mil crianças maranhenses vão ganhar grandes aliados no processo de alfabetização. Nesta terça-feira (25), vai ser lançado o projeto “Trilhos da Alfabetização”, desenvolvido pela Fundação Vale, em parceria com o Governo do Estado, Fundação Getulio Vargas (FGV) e 24 municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Carajás. A solenidade de lançamento será totalmente virtual, com a participação dos parceiros e das instituições educacionais do Maranhão. O professor Chico Soares fará uma palestra abordando o tema Avaliação da Alfabetização no Brasil e Maranhão, com a mediação da professora Andrea Ramal.

Pensado para a rica diversidade dos municípios envolvidos, Trilhos da Alfabetização busca garantir a todas as crianças do 1o, do 2o e do 3o anos das redes públicas de ensino dos 24 municípios o direito à aprendizagem de qualidade, em permanente diálogo com a sua realidade.

O projeto favorece a construção de habilidades essenciais para que crianças, professores e membros das comunidades revelem suas potencialidades e contribuam para a sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental dos territórios em que habitam.

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, o projeto é um exemplo claro da regra constitucional que estabelece o regime de colaboração entre os entes. “Mesmo se tratando de uma atividade precípua dos municípios, o Governo do Estado comparece a essa pactuação para auxiliar as redes municipais nessa tarefa essencial de alfabetizar os nossos pequenos estudantes, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Eu agradeço a parceria com os municípios e também com a Fundação Vale e a Fundação Getúlio Vargas”, afirmou.

Entre outras atividades, o projeto implementará um processo de formação continuada para 4.000 profissionais de educação, entre professores, gestores e técnicos, atendendo a mais de 1000 escolas. A expectativa é que o aperfeiçoamento da prática pedagógica resulte na melhoria dos índices de alfabetismo dos sistemas municipais de educação.

“Nosso objetivo é elevar os níveis de proficiência das crianças, por meio da pactuação das metas individualizadas com os municípios. Queremos proporcionar desenvolvimento e educação de qualidade no Maranhão. Juntos, vamos contribuir com o Pacto pela Aprendizagem e reforçar o compromisso com a educação”, destacou Hugo Barreto, diretor-presidente da Fundação Vale.

Integram o projeto os municípios de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda Do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, São Luís, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!