Redação aborda a relação entre a tradição e modernidade na construção de uma cidade cidadã

Nessa edição do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (PAES 2018), o tema proposto… [ ]

27 de novembro de 2017

Nessa edição do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Universidade Estadual do Maranhão (PAES 2018), o tema proposto para redação foi: “É possível conciliar tradição e modernidade na construção de uma cidade cidadã?”. A abordagem desse tema foi com base na concepção de que as cidades mudam porque as pessoas que nela habitam também mudam, tão logo, é fundamental olhar o futuro, respeitando e aprendendo com o passado. Patrimônio e cidadania, assim, andam lado a lado.

Os candidatos tiveram 5h para responder doze questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso; bem como para fazer a prova de produção textual.

Cerca de 12 mil candidatos foram classificados na etapa inicial e realizaram, neste domingo (26), a 2ª etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) da UEMA, disputando 4.444, sendo 3.879 nos campi da UEMA e 565 vagas nos campi da UemaSul.

A Universidade está ofertando 3.879 vagas para o ano de 2018, distribuídas em todos os campi. Nesta edição, mais de 46 mil pessoas se inscreveram no certame, em todo o Maranhão. Somente na capital, há 19.273 mil candidatos disputando o PAES da UEMA, sendo a cidade com maior número de inscritos.

O curso mais concorrido do PAES 2018 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 330,25 candidatos concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais concorrido é o de Medicina, com 266, 48 candidatos por vaga; seguido do curso de  Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria feminina, vagas exclusivas para negro , com 200 candidatos por vaga.

Para a Coordenadora do PAES 2018, Cristiane Pestana Miranda, o Processo Seletivo aconteceu dentro da normalidade. “Não tivemos nenhum imprevisto, as dificuldades que surgiram foram sanadas, os candidatos que acessaram seus locais de prova e chegaram até as 13h fizeram a prova. De agora em diante, serão realizadas a correção das provas analítico-discursivas e da produção textual”.

Balanço dos Faltosos

De acordo com a Comissão do PAES 2017, a quantidade de faltosos no segundo dia de provas foi de 755 candidatos. Sendo que, 501 candidatos não compareceram aos locais de prova no interior do Estado e 254 em São Luís.

Resultado

O resultado do PAES 2017 está previsto para ser divulgado no final de janeiro de 2018.

De UEMA.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!